J.Edgar Hoover |
Durante a sua vida, J. Edgar Hoover tornou-se no homem mais poderoso da América. Como chefe do FBI durante quase 50 anos, ele faria tudo para proteger o seu País. No período em que governaram oito Presidentes e se assistiu a três guerras, Hoover travou batalha contra todas as ameaças, muitas vezes quebrando regras para proteger os seus compatriotas. Os seus métodos eram, ao mesmo tempo, cruéis e heróicos. Hoover era um homem que dava grande valor aos segredos – particularmente os dos outros – e não tinha medo de utilizar essa informação de forma a exercer autoridade perante as principais figuras da Nação.
Compreendendo que conhecimento é poder e que o medo cria oportunidade, ele usou ambos para ganhar uma influência sem precedentes, adquirindo uma reputação formidável e intocável. Muito reservado na sua vida privada mas também na sua vida pública, permitia apenas rodear-se de um restrito círculo de pessoas da sua confiança.
Cartaz do filme J.Edgar |
Esta é a sucinta história da vida de um homem que marcou a história recente dos EUA e acima de tudo a instituição que liderou, o FBI. Polémico e ao mesmo tempo fascinante, a personagem de Hoover é retratada neste filme que estreia esta semana, pelo actor Leonardo DiCaprio que continua a seleccionar criteriosamente os papeis que lhe são atribuídos para fugir à fama de "pretty-boy" que ganhou em filmes tais como "Titanic". E com sucesso diga-se, a julgar por algumas das suas interpretações bastante meritórias desde "Diamantes de Sangue" ou "A Origem", como exemplos.
Neste filme, J.Edgar, "apenas" realizado por Clint Eastwood, espera-se mais uma actuação de nível do jovem actor e um filme que, sendo baseado numa figura histórica, lhe faça pelo menos justiça.
Sem comentários:
Enviar um comentário