domingo, 8 de janeiro de 2012

Destaques culturais - semana de 8 a 14 Janeiro

1 - Exposição de Burel

Para quem não sabe, o Burel é um tecido artesanal português, feito de lã. Para a manufactura do Burel, utiliza-se basicamente, lã de cor preta. A lã depois de carmeada e cardada é fiada e torcida (com roca e fuso), etapas que convém serem executadas pela mesma pessoa para que o fio tenha sempre a mesma espessura e textura. Do fuso, a lã passa para o novelo na operação de dobar. Depois de torcida, a lã é urdida e depois de urdida, é colocada no pisão, uma máquina que bate e escalda a lã de modo a tornar o pano mais duro e apertado. As teias pisoadas são então entregues a um alfaiate que as transforma em capas, casacos, coletes e calças de burel para os inúmeros dias de chuva, neve e vento no monte. Hoje em dia, o artigo mais em uso é a capa de Burel.
Agora que sabem tudo sobre este genuíno produto de artesanato português, porque não fazer uma visita à última semana da exposição de Burel, na Rua da Alfândega, no Porto, onde poderá ver no Atelier do Burel de Miguel Gigante, empresário têxtil e designer da Covilhã que recupera a tradição deste tecido de pura lã virgem utilizado nos resguardos dos pastores da Serra da Estrela. Entrada Livre, até 15 de Janeiro.

2 - Bailado "O Quebra Nozes"

O "Quebra-Nozes", ballet em 2 actos, originalmente coreografado por Marius Petipa e Lev Ivanov, música original de P. Tchaikovsky, e sob o libreto de ETA Hoffmann – “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”.
Embora a sua estreia apresentada no teatro Mariinsky - S. Petersburgo, a 18 de Dezembro de 1892, não tenha sido um sucesso, foi a partir dos meados do séc. XX que a sua popularidade aumentou, sendo hoje dançada pelas melhores companhias de todo mundo, principalmente durante a época de Natal.

O “Quebra-Nozes” tornou-se uma das composições mais famosas do autor, com destaque para a "Variação da Fada do Açúcar", onde é destacado o uso da celesta, instrumento musical novo na época, que expressa a magia de uma Fada com uma melodia rica e inovadora.

“Era véspera de Natal… uma sucessão de acontecimentos dão origem a uma viagem fantástica pelo país das guloseimas e pelo reino das neves…pelo palco passam soldadinhos de chumbo, bonecas russas e chinesas, a rainha das neves e várias outras personagens acompanhadas por Clara e o seu boneco Quebra-nozes, que através da dança nos transportam a lugares longínquos onde a magia e o encanto não têm limites” - a não perder no Grande Auditório do Teatro Rivoli, no Porto, dias 13 e 14 de Janeiro, com  preços desde 12,50 euros até 15 euros.

3 - Curtas-metragens do Hard Club

"Horse", de Eric Taylor
O Hard Club, espaço cada vez mais ecléctico, onde para além dos espectáculos musicais e exposições também podemos aproveitar para ver algumas curtas-metragens de cinema nacional e internacional, costuma aproveitar o Domingo para trazer ao público a oportunidade de ver filmes diferentes e originais.

Porque não aproveitar a noite de hoje para dar um salto ao antigo Mercado Ferreira Borges e ver a meia dúzia de curtas que o Hard Club seleccionou para nós?

Para hoje, às 22:00, temos a seguinte escolha no menu de curtas-metragens, com entrada a apenas 3 euros:

- "Horse", de Eric Taylor (Espanha) - Comédia
- "Pavement", de Mahesh Hewawasan (Sri Lanka) - Drama
- "Ninguém", de Pedro Peralta (Portugal) - Thriller
- "The Midge", de Rory Lowe (Reino Unido) - Horror/Romance
- "1 Cizgi 1 Nota", de Irmak Sueri (Turquia) - Drama
- "Marcianas", de Sintu Arnat (Espanha) - Comédia

Sem comentários: