Cork, Irlanda |
A associação da Murphy Irish Stout com a cidade de Cork começou entre 1709 e 1711, com a chegada de Nicholas O'Murphy a Carrigrohane, na parte oeste da cidade de Cork.
Umas descendências mais tarde e encontramos a bela Marie Louise Murphy que posando nua para o artista François Boucher captou a atenção do rei de França, Louis XV. A lenda conta que o dinheiro que ela ganhou e enviou para a pátria deu para começar a fábrica cervejeira da família, bem como outros negócios, em 1752.
Mas seria James J. Murphy que concentraria os seus esforços em 1856 e junto com os seus quatro irmãos conduziria a fábrica para o sucesso. Antes da sua morte, em 1897, a fábrica atingiria a produção de 100.000 barris. Também seria este homem que, numa altura de crise bancária investiria para salvar a população local de falir, sendo considerado um herói para os pobres e originando um poema denominado "Hurrah for the man who's a friend of the poor" (Vivas para o homem que é um amigo dos pobres) que seria cantado durante longos anos em muitos pubs.
Em 1892 e 1895 ganharam as medalhas de ouro de qualidade, que tão orgulhosamente ostentam na sua embalagem até aos dias de hoje.
Em 1913, após o rebentamento de uma unidade cervejeira, que levou 23000 galões de cerveja Murphy's a inundarem a unidade e a escorrerrem para as ruas, levaria a uma notícia no jornal local que evidenciava que um trabalhador teve que nadar 40 jardas na cerveja para salvar a sua vida, naquela que o jornal consideraria "uma experiência muito excitante" (Pudera! Nadar em cerveja...).
Aguentando um grande incêndio em Cork em 1920 e a 2ª Guerra Mundial, mais tarde, a empresa foi resistindo até aos dias de hoje garantindo sempre excelência na produção de uma bela stout irlandesa. Em 2006, celebrou o seu 150º aniversário, sempre no topo e continuando a ganhar medalhas de ouro de qualidade em certames. É uma cerveja preta muito boa, com sabor marcante, espuma incrivelmente cremosa e um paladar agradável que deriva da utilização de malte torrado e chocolate na sua produção.
Sem comentários:
Enviar um comentário