Esta semana destaco um vídeo que foi emitido no final do ano passado pelo programa informativo Dateline, do canal de televisão australiano SBS, em que é feita uma análise cuidada à situação económica da China, país que parece em constante crescimento contrariando a situação económica do resto do mundo.
Aparentemente, segundo esta reportagem, esse crescimento é empolado e falseado de forma a que fique a ideia que o país está a viver uma enorme fase progressiva, quando na realidade o seu PIB é inflacionado através de uma onda de construção sem precedentes, que não corresponde à verdadeira procura.
Um pouco como a qualidade duvidosa dos artigos chineses, esta bolha inflacionaria que sustenta a economia de um dos maiores países do mundo, corre o risco de vir a rebentar mais cedo ou mais tarde, conduzindo a ondas de repercussão na economia mundial que eventualmente nos vão afectar a todos.
Daí a chamada de atenção desta reportagem, sobre este fenómeno de manipulação macro-económica que poderá ser uma verdadeira bomba relógio para a já debilitada economia das nações.
Vejam este vídeo onde se constata claramente que o governo chinês promove a construção massiva de habitações e centros comerciais que ficam virtualmente desertos, tudo para dar a ideia de que a sua forma de governação de comunismo aberto ao capitalismo está a funcionar...
Sem comentários:
Enviar um comentário