Faleceu anteontem o músico e compositor português Bernardo Sassetti, de apenas 41 anos. Aparentemente Sassetti tinha-se deslocado a uma falésia próxima da Praia do Guincho, em Cascais, para tirar algumas fotografias quando terá caído de uma altura de 20 metros. Um acidente lamentável deste magnifico jovem compositor que sempre foi influenciado por diversos estilos e sofreu várias influências de ritmos, danças e cantares do mundo e, é claro, do jazz que definitivamente o marcou. Músicos tais como Bill Evans, Duke Ellington, Thelonious Monk, Horace Silver, George Gershwin, Hermeto Pascoal, fizeram sempre parte do seu universo musical.
Recordo que Sassetti, para além de ser bisneto de Sidónio Pais, 4º Presidente de Portugal, era um músico prolífico que começou a tocar piano clássico com apenas 9 anos de idade e produziu quase 20 álbuns, tendo sido várias vezes convidado para trabalhar em bandas sonoras de filmes, tais como a película portuguesa "Alice", do realizador Marco Martins, mas também "O Talentoso Mr. Ripley" (de 1999), do britânico Anthony Minguella, entre outros.
Também são amplamente conhecidas as suas colaborações em trio com Carlos Barreto e Alexandre Frazão ou em duo com Mário Laginha.
A música nacional está de luto e como forma de homenagem deixo aqui a música "Noite", que é o tema principal do referido filme "Alice":
Sem comentários:
Enviar um comentário