Hotel Hilton de Vilamoura |
A Marina comemorou em 1999 um quarto de século! Com uma localização privilegiada, é um dos mais importantes pontos de paragem para os apaixonados da vida do mar. Esta fantástica Marina é também uma convidativa porta de entrada para o magnifico empreendimento turístico-residencial que é Vilamoura. O sol, o mar e o céu azul do Algarve fazem dela um local único, onde a intensa vida social e o convívio despreocupado das esplanadas dão outra dimensão às velhas ou novas amizades. Vindos do mar ou de terra, os visitantes têm à disposição uma vasta gama de serviços técnicos e de apoio, de grande qualidade. Por reunir as condições ideais, nomeadamente a combinação favorável, durante todo o ano, dos ventos e das condições climatéricas, são várias as actividades marítimo-turísticas e desportos náuticos em que poderão participar. Cruzeiros, aluguer de barcos, Wind-surf, ski aquático, jet-ski, para-sail, vela, mergulho, pesca, etc. Vilamoura é cada vez mais procurada pelos amantes da Pesca Grossa. O recorde alcançado até á data foi a captura de um espadim azul com 594 quilos mas não é raro apanharem-se peixes com mais de 350 quilos.
Iniciada na década de 1960, Vilamoura tem uma área de 1600 hectares. O projecto arquitectónico desenvolve-se em torno da marina, e inclui centenas de vivendas distribuídas pela zona residencial, e outros empreendimentos dedicados quase exclusivamente ao turismo.
Na sua área situam-se as ruínas romanas do Cerro da Vila, onde é possível ver um complexo de banhos e os mosaicos de uma residência representando peixes que são parte das ruínas de uma casa nobre ou Villa, de balneários públicos, de tanques de salga de peixe ou cetaria, das fundações de uma torre funerária e de uma zona portuária são, ainda hoje, o testemunho vivo da importância da presença dos romanos na região. A sua descoberta e a consequente criação da Estação Arqueológica do Cerro da Vila constituiu um valioso contributo para a compreensão da presença destas civilizações em Portugal e, em especial, no Algarve.
O valor arqueológico das ruínas e do considerável espólio de peças encontradas e expostas no Museu é de facto inestimável, tornando o Cerro da Vila, uma referência obrigatória nos mapas e roteiros turísticos de interesse histórico a visitar no Algarve.
O empresário fundador de Vilamoura foi Cupertino de Miranda. Em 1996 o Banco Português do Atlântico vendeu aos empresários André Jordan e Vasco Branco a maioria do capital social da Lusotur, empresa proprietária de Vilamoura. Mais tarde, em 2000, foi adquirida a totalidade do capital social daquela sociedade. Estes empresários asseguraram a gestão do empreendimento entre 1996 e Janeiro de 2005, através de um Conselho de Administração e em 2005 a empresa foi vendida ao grupo espanhol Prasa.
Parte integrante da zona turística mais popular de Portugal Continental, o Algarve, Vilamoura é um dos mais conhecidos complexos turísticos da Europa junto à praia da Falésia (concelho de Loulé), próximo a Albufeira, considerada a capital do turismo, e da Praia da Rocha no concelho de Portimão. As suas praias são consideradas das melhores de Portugal e dispõe de diversos bares, restaurantes e hotéis.
Sem comentários:
Enviar um comentário