George Walton Lucas Jr., faz hoje 68 anos e merece um destaque especial apenas e só porque é conhecido mundialmente como George Lucas, realizador, argumentista e produtor de filmes épicos tais como as sagas "Guerra das Estrelas" ou "Indiana Jones".
Com uma fortuna pessoal estimada em 3.2 biliões de dólares em 2011, George Lucas é um dos mais bem sucedidos e populares cineastas, com uma carreira cinematográfica dominada pela escrita e de produção. Fez nove curtas-metragens na década de 1960 e o seu trabalho de 1971 e 1977 como realizador e argumentista estabeleceu-o como uma figura extremamente importante em Hollywood. A sua carreira começaria com THX 1138 4EB, que foi a curta-metragem que o jovem Lucas criou e que lhe garantiu o primeiro prémio no National Student Film Festival de 1967-68 e abriria a porta para uma adaptação para filme full-length (THX 1138). Seria depois premiado com uma bolsa de estudos da Warner Bros. e esteve a cargo de uma das câmaras, como operador, no concerto/filme "Gimme Shelter", dos Rolling Stones.
Após fazer a graduação como bacharel em artes plásticas, fundou o estúdio American Zoetrope, em parceria com Francis Ford Coppola, companhia que tinha por objectivo ajudar os realizadores a criar filmes de forma livre, fora do circuito opressivo de Hollywood. A empresa não teve sucesso, mas com o dinheiro realizado com American Graffiti e Guerra nas Estrelas, Lucas conseguiu montar a sua própria companhia, a Lucasfilm. As sub-divisões desta empresa, "Skywalker Sound" e "Industrial Light & Magic" tornaram-se das mais respeitadas em seus campos, respectivamente, o de som e o de efeitos especiais. Também a "Lucasfilm Games", mais tarde rebaptizada de "LucasArts", é muito bem vista na indústria dos jogos de computador.
Também é um reconhecido filantropo, tendo fundado a George Lucas Educational Foundation, como uma fundação sem fins lucrativos operacional para celebrar e incentivar a inovação nas escolas. O conteúdo da Fundação está disponível sob a marca Edutopia, num website premiado, meios de comunicação social e através de filmes documentários. Através da sua fundação, foi um dos principais proponentes do E-rate, programa no fundo de serviço universal e defendeu uma rede de banda larga sem fios gratuita de teor educacional.
Em 2005, doou 1 milhão de dólares para ajudar a construir a Martin Luther King Jr. National Memorial no National Mall, em Washington DC, para comemorar o líder americano dos direitos civis. Em 19 de setembro de 2006, a USC (universidade onde ele se graduou), anunciou que George Lucas havia doado cerca de 180 milhões de dólares para expandir a escola de cinema. É a maior doação individual para a USC e o maior presente para uma escola de cinema em qualquer lugar.
Em janeiro deste ano, Lucas anunciou que se queria reformar da produção em larga escala de filmes blockbuster e antes re-focar a sua carreira em pequenos filmes de características independentes e baixo orçamento.
Fica aqui o reconhecimento a este "monstro" da 7ª Arte, com o trailer original do STAR WARS (que era o primeiro filme da altura, mas mais tarde ficou a ser o quarto da sequência temporal). Recordo os mais novos que este filme estreou em 1977 e que estes efeitos especiais eram topo de gama, qualquer coisa como o Avatar da época e as personagens são mais intemporais que um qualquer vampiro que se apaixona por uma humana...
Sem comentários:
Enviar um comentário