sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cerveja Heineken


A Heineken é uma marca de cerveja holandesa, fundada em 1863 por Gerard Adriaan Heineken na cidade de Amesterdão, após a aquisição da cervejaria Hooiberg. Possui cerca de 115 cervejarias em 175 países e emprega mais de 50000  pessoas. Com uma produção anual de 121 800 000 de hectolitros de cerveja, é a terceira maior cervejaria do mundo, e em 2011 teve um lucro de 2,2 biliões de dólares.
As cervejarias da Heineken estão localizadas em Zoeterwoude e em Hertogenbosch e no seu primeiro edifício, fechado em 1988, fica o museu Heineken Experience, situado em Amsterdão. 
Esta cerveja é do tipo lager, bastante clara, cujos principais ingredientes de produção são a água purificada, o malte de cevada, o lúpulo e o fermento. Tem um paladar suave e uma leveza extraordinárias que fazem desta bebida muito apreciável para o Verão, sendo refrescante e não causando aquele efeito de "peso na barriga", que outras cervejas mais "pesadas" por vezes causam.
Esta marca orgulha-se de ter recebido quatro importantes prémios mundiais, que ostenta orgulhosamente no seu rótulo, a saber: "Medaille d'Or", em Paris, em 1875; "Diplome d'Honneurs", na Exposição Colonial Internacional, em Amesterdão, em 1883; o "Grand Prix", na Exposição Universal de Paris,de 1889 e também o "Hors Concours Membre du Jury", também em Paris, em 1900.

Museu Heineken 
Também parte do seu rótulo está a famosa estrela vermelha que é um ícone original da marca, utilizado desde o início. As suas origens exactas são desconhecidas, e há algumas explicações. Por exemplo, uma explicação é que era um símbolo dos cervejeiros europeus na Idade Média, que acreditavam que tinha poderes místicos para proteger a sua bebida. Outra explicação é que os quatro pontos da estrela, representam os elementos terra, fogo, água e vento e que o quinto ponto é o desconhecido, que é um elemento que os cervejeiros da Idade Média não podiam controlar. Uma terceira explicação é que havia uma estrela na porta da frente da fábrica que indicava a fase do processo de fabricação de cerveja. Durante a Guerra Fria, o projecto original foi alterado para evitar associação com o comunismo (sendo substituída por uma estrela branca com um contorno vermelho). Após o fim da Guerra Fria, a original estrela vermelha normal foi restabelecida. 
A Heineken é patrocinadora de bastantes eventos importantes desde a música ao desporto, tais como o Festival Rock In Rio, a UEFA Champions League ou os Jogos Olímpicos que irão decorrer este ano em Londres.
Com um espírito jovial e alegre é uma cerveja praticamente perfeita, tão fácil de agradar a quase toda a gente que só isso justifica a sua expansão mundial e o seu sucesso. Dentro desse sentimento de boa disposição (que afinal é um dos pontos fortes de qualquer cerveja) também se enquadram as suas campanhas de marketing, das quais destaco este anúncio que é uma breve e bem humorada história da cerveja:

Sem comentários: