quinta-feira, 1 de março de 2012

Portugal - Pontos de Interesse #7


A Serra de Estrela, é o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, constituindo a segunda mais alta montanha de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, a supera). Faz parte da mais vasta cordilheira denominada Sistema Central, no subsistema designado como sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que se desenvolve no sentido sudoeste-nordeste desde a serra de Montejunto, e o seu cume mais elevado é o Pico Almanzor (1993 metros - Para completar os 2000 m foi construída uma torre de 7 m.), sendo onde existem os principais pontos de interesse que são alvos de um maior número de turistas. Julga-se que corresponda à elevação a que os tratadistas romanos da Antiguidade chamavam de Montes Hermínios (Herminius Mons) ou "Montes de Hermes" (deus greco-latino dos pastores, também conhecido por Mercúrio). Esta região terá sido o berço do guerreiro lusitano Viriato - sendo as duas principais candidatas a esse título Loriga e Folgosinho.

Torre da Serra da Estrela
A Serra da Estrela é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, que após a sua constituição em 16 de Julho de 1976 se instituiu como a maior área protegida em solo português.
Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, o viajante é também atraído pela orografia de proporções colossais bem como pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região
Situa-se maioritariamente no Distrito da Guarda com 85% da área (74 529,3 ha), tendo também uma pequena área no Distrito de Castelo Branco com 15% (13 762,4 ha) e está inserida em seis municípios: Covilhã, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Guarda. 


Cão "Serra da Estrela"
Nas zonas mais altas da serra situa-se a Estância de Esqui Vodafone, a única estância de esqui de Portugal, desenvolvendo-se a mesma nas encostas da serra que pertencem à freguesia de Loriga. As temperaturas mais baixas de Portugal são habitualmente registadas no cume da Serra da Estrela, com mínimas que ocasionalmente podem atingir a marca de -20°C no Inverno. Acresce mais esta possibilidade turística num país como Portugal: pequeno, mas pleno de variedade, como o facto de coexistirem neve, praias, belezas naturais e metrópoles de relevo, acompanhados dos melhores vinhos e práticas gastronómicas....

Queijo da Serra da Estrela
Nesse campo, o queijo da Serra da Estrela, considerado o imperador dos queijos portugueses, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães de guarda, o cão da Serra da Estrela que se enquadra no tipo molosso tal como o seu parente São Bernardo. Ambos se encontram ligados ao tradicional pastoreio da ovelha bordalesa da Serra da Estrela. 
A desertificação humana da Serra tem levado ao abandono das práticas tradicionais, diminuindo consequentemente a genuinidade do produto queijo da Serra da Estrela, na sua versão de produção e venda massificadas que hoje encontramos nas grandes superfícies comerciais. É no entanto possível, ainda hoje, adquirir localmente um queijo de produção menos intensiva que mantém as características originais.

Sem comentários: