domingo, 4 de março de 2012

Melhor Curta-Metragem de Animação 2012

Como tenho colocado aqui algumas curtas-metragens de vez em quando, seria incorrecto não valorizar a vencedora do Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, na cerimónia que ocorreu este ano em Hollywood.

O vencedor foi o filme "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore", produzido nos estúdios Moonbot, por William Joyce (ex-Pixar e Dreamworks), e Brandon Oldenburg. Na minha opinião, o filme é um pouquito aborrecido ainda que recorra a um estilo de animação muito popular nos tempos que correm e onde se nota o toque "Pixar". A história é bonita, tem sentimento e pode ser descrita como sendo: “Inspirada, em medidas iguais, pelo furacão Katrina, Buster Keaton, O Feiticeiro de Oz, e um amor pelos livros, é uma história de pessoas que dedicam as suas vidas aos livros e livros que retornam o favor. É uma alegoria comovente e engraçada sobre os poderes curativos das histórias. Usando uma variedade de técnicas (miniaturas, animação por computador, animação 2D) os autores apresentam uma nova experiência narrativa que remonta aos filmes mudos e musicais da MGM. “Morris Lessmore” é antiquado e moderno ao mesmo tempo.”
Fiquem então com estes quinze minutos de animação premiada, onde se destaca o amor e a paixão pelos livros, amigos fiéis que nos seguem durante a nossa vida toda...

Sem comentários: