Ontem, talvez como prenda para o Dia do Pai, os combustíveis aumentaram pela 38ª vez neste ano (!!!) e convém ter em conta que ainda estamos em Março! Actualmente, o preço da gasolina ronda os 1.72 euros por litro e o gasóleo os 1.52 euros por litro.
Recordo-me do ano de 1990, quando o preço da gasolina era de 105 escudos (cerca de 52 cêntimos), as pessoas sentiriam alguma revolta quando, três anos volvidos, o preço atingiria os 160 escudos (80 cêntimos).
Antes disso já tínhamos passado por momentos complicados com guerras na região do Golfo, a crise do Suez, embargos e revoluções, mas ainda nos esperariam os cortes da OPEC antes de 2000 e o 11 de Setembro de 2001, crises mundiais que sempre fizeram mossa nos bolsos de toda a gente, mesmo os que não têm nada a haver com essas políticas.
Estávamos longe de imaginar que após a famosa liberalização dos preços de combustível em Portugal, no final do ano de 2003 e que, supostamente, serviria para o mercado se auto-regulamentar com base na livre concorrência (que de acordo com o governo da altura iria beneficiar o consumidor), as coisas chegassem ao estado em que estão. É que nesta história toda houve certamente quem saiu muito beneficiado, mas foram todos menos os consumidores! Acreditem que se em 1990, alguém decidisse que a gasolina iria aumentar de 105 escudos para 345 escudos desconfio que o nosso povo, apesar de ser de "brandos costumes" como o costumam designar, partia a loiça toda e era bem capaz de pegar fogo a umas centenas de bombas de combustível pelo país fora...
Mas a manha com que temos sido iludidos é mais subtil e é um monstro que nos vai devorando aos poucos, semana a semana, dois a três cêntimos de cada vez, para que o povo continue sereno.
O facto é que, durante algum tempo, estas subidas eram justificadas na Comunicação Social, pelos manda-chuvas desta treta toda, por aumentos do crude nos EUA, devido à guerra num lado qualquer do Mundo, ou então à mera possibilidade de haver guerra (o que por si só já é absurdo), mas quando o crude se mantinha estável nos EUA, então era a subida do Brent, que é referência europeia (o que nos faz questionar porque tinham subido os combustíveis aquando do aumento nos EUA...), depois já subia a gasolina numa altura em que Brent e crude americano estavam estáveis, mas justificavam com uma aldrabice pegada que era "a subida de agora é relativa a uma subida do crude há algum tempo, porque não se reflectem de imediato as subidas do crude no preço dos combustíveis" ( o que nos faz pensar: "Porque subiu então da última vez na mesma altura da subida do Brent?")... enfim... foi uma série de tretas e tangas que nos foram mantendo calminhos e calados durante este tempo todo desde 2003, mas o maior desplante ainda estava para vir: é que actualmente nem se dão ao trabalho de explicar!!! Simplesmente sobem o combustível e acabou! Quem quer, quer, quem não quiser que ande a pé, ora essa! Uma lata fenomenal....
Hotel nos Emirados Árabes Unidos |
E do outro lado da balança estão os trilionários que gastam milhões em iates, festas de luxo, palácios e super-carros ou os governos que mamam milhões de euros em impostos deste ouro negro, apesar de terem cada vez mais e mais miséria a grassar pelo povo.
Os portugueses precisam de se unir e tentar fazer algo para mudar esta situação: seja andar mais a pé ou de transportes públicos, seja a fazer partilha de carro nos trajectos para o emprego, seja a só colocar combustível nas bombas mais baratas e deixar de ligar às marcas de combustível como se fossem apaixonados pela Galp, BP, Repsol ou outras marcas mais populares (estas empresas que ano após ano continuam a apresentar aumento nos lucros), seja protestando e não se deixarem abafar pelo poder destes monstros monopolizadores da economia nacional.
Portanto, quando alguém se queixa do aumento do preço dos combustíveis deve procurar fundo na alma e ver se não tem a sua quota parte de responsabilidade nesta ridícula situação. É que como já diz o povo: "Quem cala consente"...
Ah! E preparem-se para a seguir acontecer o mesmo no sector energético.... Aproveitem para emoldurar a vossa conta da luz que daqui a uns anos vão sentir saudades dela!...
Sem comentários:
Enviar um comentário