domingo, 18 de março de 2012

Mark Lanegan Band - novo álbum "Blues Funeral"

Mark Lanegan, um dos grandes sobreviventes da onda grunge que varreu o mundo no começo dos anos 90 lançou o seu mais recente trabalho a solo (como Mark Lanegan Band), depois da sua participação numa das melhores bandas desse género, os Screaming Trees.
Enquanto vários outros artistas, como Chris Cornell (Soundgarden) e Eddie Vedder (Pearl Jam) arrastam correntes pelo mundo, sobrevivendo do passado, Lanegan traça sua própria rota ao longo dos anos, tendo lançado agora este que é o seu sétimo álbum, o primeiro em sete anos (sem contar a parceria com Isobel Campbell). "Blues Funeral", que saiu oficialmente a 6 de Fevereiro é a estreia de Mark Lanegan na 4AD, mas isso não significa mais que uma mudança de editora. A sua música permanece soturna, embriagada, e sua voz  ainda é assustadoramente poderosa, cheia de alma e – por estranho que possa parecer – intimista.
Neste novo álbum, Mark conta com a participação de velhos amigos colaboradores (Greg Dulli, Josh Homme e Jack Irons), com as mãos de Alain Johannes na produção e com a presença de sintetizadores e drum machine. Estes pequenos detalhes electrónicos surgem tímidos em “Bleeding Muddy Water” e mais aparentes em “Ode To Sad Disco”, mas não deve assustar antes de ser ouvido!
"Blues Funeral" é um disco quase mórbido (Como, por exemplo em “The Gravedigger’s Song”, que apresento aqui) e nitidamente melancólico, trilha sonora para violentas dores de cotovelo ou simplesmente para ressacas solitárias.
Fiquem então com o primeiro single, "The Gravedigger's Song" e a voz emblemática de Mark Lanegan

Sem comentários: