sexta-feira, 23 de março de 2012

"Father and Daughter" - Curta metragem


Uma dos melhores curtas-metragens de sempre, com realização e argumento a cargo de Michael Dudok De Wit,  produzida por Claire Jennings Willem Thijssen e com música de Normand Roger Denis L. Chartrand. Criada em 2000 numa co-produção do Reino Unido, Bélgica e Holanda, este filme intitulado "Pai e Filha" (Father and Daughter), ganhou o Óscar de 2000 para "Melhor Curta-Metragem de Animação". Igualmente viria a receber mais de 20 prémios internacionais e é considerada a mais bem sucedida na série de obras de De Wit

Michael Dudok De Wit
A história traz-nos um pai que se despede da sua jovem filha. Com as amplas paisagens holandesas a se metamorfosearem ao longo das estações, a vida desta menina também vai evoluindo. Ela torna-se uma jovem mulher, cria família e com o tempo vai envelhecendo, mas dentro dela há sempre uma profunda saudade do pai. 
A história pode ser vista como uma metáfora. O pai ao sair num barco significa a sua morte e as imagens da filha ansiando pelo seu retorno, significam que ela sempre pensou nele toda a sua vida. No final, quando a filha, agora idosa, viaja através do mato do leito seco do rio, supõe-se que significa que ela morreu e agora está a viajar na vida após a morte para finalmente se reencontrar com o seu pai. Uma belíssima e comovente história sobre a perda de um ente querido, que nos diz algo a todos nós e que é criada numa animação simples e de belo efeito com música extremamente condizente.




Sem comentários: