sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Músicas de uma vida - Enter Sandman

Decorria o ano de 1991 e um eu adolescente procurava ouvir todas as bandas que conseguia para conhecer mais e mais música e redescobrir os meus gostos. Toda não, porque punha os meus limites no heavy metal, estilo que considerava mais berraria e guitarradas estridentes do que propriamente música. Tinha alguns amigos "metaleiros", mas após tentar ouvir alguns álbuns deles decretei que o heavy metal não me interessava. Eis que surgiu um álbum de uma das mais proeminentes bandas desse género chamados Metallica. O álbum homónimo, mas que também ficaria conhecido como "black album" (por ter uma capa toda preta) aborreceu profundamente esses meus amigos que acusaram a banda de ter perdido a sua alma "metaleira" e estarem a ficar mais suaves, estilo hard rock. Não sei se será verdade, mas o que sei é que depois de ouvir esse álbum os meus horizontes musicais expandiram-se profundamente. O disco é perfeito, todas as músicas não são menos que excelentes e é certamente um dos melhores trabalhos musicais de sempre. Conquistou meio mundo com a fantástica balada "Nothing Else Matters", mas a mim fez-me descobri os seus discos anteriores e decretar: sou fã dos Metallica!
Muitos anos passaram e com eles mais discos e grandes músicas desta banda, a voz de James Hetfield foi perdendo intensidade e o anterior baixista foi substituído pelo eléctrico Robert Trujillo (ex-Suicidal Tendencies), mas a guitarra épica de Kirk Hammett e a bateria poderosa de Lars Hulrich estão lá e continuam a ser a mega-banda que se reconhece.
Deixo aqui um vídeo de um concerto deles no México, em 2009, para que vejam a intensidade do seu show, com a minha música preferida "Enter Sandman". Vibrem com esta amostra da mesma forma que milhões de fãs pelo mundo fora se sentem quando ouvem esta poderosa banda de heavy metal...

2 comentários:

Brian Luis disse...

que legal dev ter sido viver esssa época...

eu também conheci o Metallica pelo black album, é demais, dfoi muito bem produzido, mas teve um mudança de sonoridade.

Vc disse que heavy não é sua praia, e qual é o estilo que voce gosta?Abs.

Espertinho disse...

Boas! Obrigado pelo seu comentário. Eu não era fã de heavy na altura, mas também tinha 15 ou 16 anos. Ainda havia muito a conhecer. Quanto a estilos, não defino muitos. Gosto de música mesmo e por isso ouço desde Marilyn Manson até Blur. Depende do estado de espírito! E você? Grande abraço!