quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Portugal - Pontos de Interesse #3


O Parque Nacional da Peneda-Gerês, considerado pela UNESCO como "Reserva Mundial da Biosfera", é uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna e flora. Estende-se desde a Serra do Gerês, a Sul, passando pela Serra da Peneda até a fronteira espanhola.

É o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e o Rio Cávado. Faz fronteira com a Galiza e abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre) numa área total de cerca de 70 290 hectares.
Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

No parque é possível descobrir os castelos de Castro Laboreiro e do Lindoso, monumentos megalíticos e testemunhos da ocupação romana, mas também a Ponte da Mizarela que, segundo a lenda, foi construída pelo demónio, uma antiga ponte românica que se situa na freguesia de Ferral, conselho de Montalegre. Nesta ponte travou-se uma importante batalha contra os franceses a quando das invasões, em que os populares saíram vitoriosos, derrotando assim o exercito francês.
Um local de enorme beleza natural que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida por qualquer português que admire e reconheça a beleza natural da nação, mas também pólo obrigatório de visitas turísticas e de orgulho no rico património vivo de Portugal. 
Perfeito, perfeito, para um encontro romântico para o próximo dia 14 de Fevereiro. Pensem nisso! :)

Sem comentários: