terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

200º aniversário de Charles Dickens


Homenagem a Charles Dickens nascido há precisamente 200 anos.

Charles John Huffam Dickens, nascido em Portsmouth a 7 de Fevereiro de 1812, que adoptaria igualmente o pseudónimo Boz no início da sua actividade literária, foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. Entre os seus maiores clássicos estão "David Copperfield", "Um Conto de Natal" e "Oliver Twist".
Educado pela sua mãe, que lhe ensinava diariamente inglês e latim, passava muito do seu tempo a ler infindavelmente. A sua memória fotográfica serviria, mais tarde, para conceber as suas personagens e enredos ficcionais, baseando-se muito nas pessoas e acontecimentos que marcaram a sua vida.
A sua família era remediada em termos económicos, o que lhe permitiu frequentar uma escola particular durante três anos. A situação piorou, contudo, quando o seu pai foi preso por dívidas, depois de gastar os recursos da família para manter a sua posição social. 

Com dez anos de idade, a família mudou-se para o bairro popular de Camden Town, em Londres, onde ocupavam quartos baratos e, para fazer face aos gastos, empenharam os talheres de prata e venderam a biblioteca familiar que tinha feito as delícias do jovem rapaz. Com doze anos, Dickens já tinha a idade considerada necessária para trabalhar na empresa Warren’s onde se produzia graxa para os sapatos com betume, junto à actual estação ferroviária de Charing Cross. O seu trabalho consistia em colar rótulos nos frascos de graxa, ganhando, por isso, seis xelins por semana. Com o dinheiro, sustentava a família, encarcerada na prisão para devedores, em Moure, onde ia dormir, situação que se manteve durante alguns anos. O tema das más condições de trabalho da classe operária inglesa tornar-se-iam, um dos mais recorrentes da sua obra.
Com pouco mais de vinte anos, os seus escritos denominados "The Pickwick Papers" viriam a estabelecer o seu nome como escritor.
Três dias depois da publicação do primeiro fascículo de "Pickwick", casou-se com Catherine Hogarth, de quem teve dez filhos. Em 1838, em decorrência do sucesso de Pickwick, propõe a publicação de "Oliver Twist" onde, pela primeira vez, apontava para os males sociais da era vitoriana, romance que seria divulgado em folhetins semanais
Em 1843, publicava o seu mais famoso livro de Natal, "A Christmas Carol" ("Um Conto de Natal") ao qual se seguiriam outros, com a mesma temática.

Em 1849 publicou aquele que viria a ser o mais popular dos seus romances, "David Copperfield", onde se inspirava, em grande parte, na sua própria vida. Dickens separou-se da sua mulher em 1858. O divórcio era um acto altamente reprovável durante a era vitoriana, principalmente para alguém com a notoriedade dele. A 9 de Junho de 1865, estando de regresso de França, viu-se envolvido no acidente ferroviário de Staplehurst, em que as seis primeiras carruagens do comboio caíram de uma ponte em reparação.Ainda que tivesse escapado ileso do acidente, nunca chegou a recuperar totalmente do choque. Isso é evidente no ritmo da sua produção que decresce bastante depois deste episódio.
Morreu de morte cerebral em junho de 1870. Foi sepultado no Poets' Corner ("Esquina dos Poetas"), na Abadia de Westminster
Na sua sepultura está gravado: "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."

A maior parte dos principais romances de Dickens foram escritos mensal ou semanalmente, em episódios publicados em jornais como o Household Words, acompanhados de ilustrações de vários artistas.e que depois foram reunidos nas obras completas, tal como as conhecemos actualmente. A publicação em episódios separados tornava as histórias mais acessíveis a um público mais extenso que ia aumentando à medida que as situações por resolver se sucediam, episódio por episódio, criando expectativa entre o público. 
Ebenezer Scrooge
Os romances de Dickens eram, entre outros aspectos, obras de crítica social. Nas suas narrativas são tecidos comentários ferozes a uma sociedade que permitia a pobreza extrema, as más condições de vida e de trabalho e a estratificação social abrupta da era vitoriana, a par de uma empatia solidária pelo homem comum e uma atitude céptica em relação à alta sociedade. Os temas mais recorrentes nas obras de Dickens correspondem a uma vontade de reformar a sociedade exploradora que pertencia e que se concretizava nos asilos para órfãos, nos locais de trabalho degradados, nas escolas que mais se assemelhavam a locais de tortura e no ambiente sórdido das prisões.
As próprias personagens estão entre as mais memoráveis da literatura em inglês. Ebenezer Scrooge, Fagin, Mrs. Gamp, Wilkins Micawber, Pecksniff, Miss Havisham, Wackford Squeers , entre outros, são tão conhecidos do público anglófono que quase se assumem como identidades próprias.

Sem comentários: