sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Músicas de uma vida - There Is a Light That Never Goes Out

The Smiths
Seria praticamente impossível ter uma rubrica dedicada a temas que marcaram a minha existência musical sem incluir alguns nomes da música que são comuns a quem tenha vivido nos últimos 30 a 40 anos. Um desses nomes é invariavelmente o dono da voz de ouro, Morrissey, que com a sua banda The Smiths, que incluía Johnny Marr, Andy Rourke, Mike Joyce e, se quisermos incluir aquele que ficou afectuosamente conhecido como o 5º Smith, Craig Gannon. Criados em 1982, os Smiths desenvolveram a sua musicalidade perante uma crescente legião de fãs que fazem com que a banda continue, 30 anos depois, a fazer parte de uma corrente musical que marcou, apenas com 4 álbuns de estúdio. Ainda que Morrissey tenha seguido com algum sucesso uma carreira a solo, seria com os restantes elementos que a sua voz de barítono desenvolvida no ambiente caótico da Manchester dos anos 70 teria melhor enquadramento acompanhada pela guitarra de Johnny Marr e com as letras deprimentes e dramática sobre relações perdidas, o peso do passado e a prisão do lar que caracterizaram esta banda.
Por isso tudo, a minha opção recai sobre um tema dele integrado na banda que se chama "There Is a Light That Never Goes Out", do seu álbum "The Queen Is Dead", de 1986.
"Take me out, tonight... where there's music and there's people who are young and alive. Driving in your car, I never, never want to go home, because I haven't got one...anymore..."


Sem comentários: