segunda-feira, 2 de abril de 2012

Selecção Nacional de Futebol no Dragão ???

Pois....como devem ter constatado a notícia que aqui postei ontem sobre a ida da Selecção Nacional de Futebol ao Estádio do Dragão para assinar autógrafos e entregar camisolas oficiais era, claro, uma grande tanga! Não fosse ontem o dia 1 de Abril, conhecido por "Dia das Mentiras"!...
Achei que também tinha direito a meter a minha "peta" e criei essa história que não enganava ninguém...
Como prémio a quem se deu ao trabalho de ler esse post (e, espero eu, não tenha ido para o Estádio do Dragão equipado com as cores da Selecção na esperança de ver o Cristiano Ronaldo...) deixo-vos aqui, para quem não conhece, justificações para o dia 1º de Abril ter essa histórica tradição de ser um dia de brincadeiras:

Uma das explicações diz que a brincadeira surgiu em França. Desde o começo do século XVI, o "Ano Novo" era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o Rei Carlos IX, de França, determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries".

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como "April Fool's Day" (Dia dos Tolos  - de Abril)"; em Itália e na França ele é chamado respectivamente "Pesce d'aprile" e "Poisson d'avril", literalmente "peixe de abril".
Também nos EUA existe a ideia que os colonos ao chegarem ao Mundo Novo teriam encontrado os nativos pagãos que festejavam o início da Primavera por volta desta data. Os colonos, cristãos, gozavam com o valor que davam a esta data pagã e criticavam e ridicularizavam os nativos, uma vez que, para eles, o ano já ia mais adiantado e não viam motivo para celebrações que não fossem a 1 de Janeiro.
E assim, derivado destas diferenças culturais, foi sendo atribuído ao dia 1º de Abril, o sinónimo de dia de brincadeiras e de pequenas mentiras que, como se sabe, "ninguém deve levar a mal"...


Sem comentários: