domingo, 15 de abril de 2012

Destaques culturais - semana de 15 a 21 de Abril


1 - Exposição de arte na Culturgest Porto
Os artistas belgas Jos de Gruyter e Harald Thys, trabalham em conjunto desde o final da década de 1980. Nos últimos anos, o seu trabalho tem vindo a ganhar crescente visibilidade internacional, como atestam quer a multiplicação de exposições individuais fora do seu país de origem, quer a sua participação em diversas exposições colectivas, com destaque para as últimas edições da Manifesta e da Bienal de Berlim, no ano passado. Embora sejam mais conhecidos pelos seus vídeos, De Gruyter e Thys têm realizado igualmente séries fotográficas e instalações com esculturas e objectos, além de utilizarem, esporadicamente, o desenho, a performance, ou o texto sonoro. 
Inspirando-se na realidade quotidiana, Jos de Gruyter e Harald Thys fazem uso de um humor absurdo para construir mundos paralelos, obscuros, povoados de intrigantes personagens, oferecendo assim um retrato (caricatural) impiedoso da condição humana. No final de 2009, a Culturgest desvendou o trabalho destes artistas através de uma exposição composta por dois vídeos, um conjunto de esculturas em barro e uma pequena série de fotografias a preto e branco.
Dois anos e meio volvidos, estes artistas expõem agora na galeria da Culturgest Porto, com entrada livre,  uma série de 176 fotografias a cores, estranhas composições de objectos quotidianos, captados contra um fundo cinzento e sob uma luz crua, com as quais se aventuram, à sua maneira muito particula, pelo género da natureza-morta. 



2 - Tributo a Michael Jackson no Coliseu do Porto

"MOONWALKER” oferece-nos um elenco de luxo de bailarinos e músicos e, já conseguiu pôr de pé a aplaudir mais de 45.000 pessoas.
O espetáculo conta com a presença de Frederick Henry, um dos 3 imitadores de Michael Jackson mais reconhecidos a nivel mundial. Frederick foi o duplo oficial eleito pela familia Jackson para representar a figura do Rei do Pop no Casino Stratosphere de Las Vegas no espetáculo musical “Superstars”.

O conteúdo do espetáculo, compõe-se de um extenso repertório (90 minutos), onde se interpretam os temas mais aplaudidos de Jackson. São interpretadas músicas como "Billy Jean", "Thriller", "They don’t care about us", "The way you make me feel", etc.
Frederick nasceu em Dallas e as suas principais influências musicais são Michael Jackson e Prince. Cresceu com a música do Rei do Pop, o que o converteu num dos seus melhores imitadores de todos os tempos. Mudou-se para Las Vegas depois de fazer uma tournée pela Ásia como “impersonator” e no mesmo ano realizou uma audição para o “American superstars tribute show”, espetáculo este que o levou em tournée 8 anos pelo mundo.
No Coliseu do Porto, no próximo dia 16, segunda feira, pelas 21:30. Entradas desde 27 até 48 euros.



3 - Peça de Gil Vicente no Teatro Nacional  S. João


O espetáculo criado por Nuno Carinhas a partir de um dos autos menos representados de Gil Vicente, denominado "Alma" e que nos revela talvez a sua face mais hierática e lírica, conjugando duas metáforas maiores da imagética religiosa – peregrinação e refeição.

A descrição não nos deve iludir: ao contrário das Barcas, onde Vicente erige um monumental teatro post mortem, "Alma" propõe um pequeno teatro da vida humana, encenando-a como viagem, com os seus avanços e recuos, obstáculos e desvios. Com uma dramaturgia que é também um excurso por lugares pouco frequentados da nossa literatura, é um espetáculo plasticamente intenso, atravessado por reminiscências pictóricas, e que perfaz um arco que vai do ritual sagrado à festa profana. No epicentro, disputada pelo Anjo e pelo Diabo, uma singular personagem vicentina – uma “Alma caminheira”, alegoria de toda a espécie humana – luta contra o tempo e faz um trajecto de provação, mudança, descoberta. “Oh, andai! Quem vos detém?”
No Teatro Nacional S. João, no Porto, até ao próximo dia 28 de Abril, com bilhetes desde 7,50 a 16 euros.




Sem comentários: