domingo, 8 de abril de 2012

Destaques culturais - semana de 8 a 14 de Abril

1 - Herman José no Porto

O "verdadeiro artista" e multifacetado actor e cantor, considerado como um dos maiores humoristas portugueses de sempre, Herman José, desloca-se ao Porto, mais propriamente ao Teatro Sá da Bandeira hoje, pelas 16:30, para apresentar o seu espectáculo denominado "One (Her)man Show". É uma rara oportunidade de assistir ao vivo à performance deste ícone da televisão portuguesa que durante anos nos deliciou com as suas personagens nos mais diversos programas de humor, desde o "Tal Canal" ao "Herman Enciclopédia" e que se desloca à Invicta para nos deliciar com o seu sentido de humor, mas também com a sua presença musical em palco.
Uma sugestão ideal para passar a Páscoa em família, com este enorme artista, com bilhetes que oscilam entre os 15 e os 20 euros.
Excelente momento também para o emigrantes que se deslocam ao Porto durante este período Pascal de assistirem a este espectáculo...


2 - "Sheherazade" no Coliseu do Porto

No próximo sábado, dia 14 de Abril, o Coliseu do Porto apresenta o espectáculo musical em parceria com a Orquestra do Norte, denominado "Sheherazade", a lendária rainha da Pérsia, das "Mil e Uma Noites", com música de Ravel e de Rimsky-Korsakov e a voz da soprano Cláudia Pereira Pinto.
Entre no universo exótico que as composições do francês Maurice Ravel nos induzem e que o russo Korsakov complementam, a partir das 21:30, com preços que variam desde os 7,50 euros aos 12 euros.
"Sheherazade" a rainha, a lenda, de uma mulher inteligente, sábia e coragem que através de Contos das Arábias, não só salvou a sua vida mas também educou um Rei. Um exemplo de valor do Universo feminino e um raro momento em que uma mulher foi enaltecida pelo folclore e tradições de um país árabe.
De novo, a música clássica de orquestra em destaque, numa exibição de uma das melhores orquestras nacionais...



3 - Exposição na Maia de "Figurado de Barcelos"

"A produção de figurado começou em Barcelos, como noutros locais do país, como actividade subsidiária da olaria, usando pequenas porções de barro e ocupando os espaços deixados livres no forno pelo encastelado de peças de grandes dimensões. Eram pequenas figuras representando pessoas e animais, em cuja base era colocado um apito (...). A sua função era unicamente lúdica. (...)"
Com o passar dos tempos, adquiriu uma "nova atitude, o figurado passa a representar quer o quotidiano, quer o imaginário religioso e fantástico, recortado de rituais e lendas da tradição oral da região, contribuindo assim para atribuir um novo conceito de utilidade a estas peças, agora feitas para deleite e desfrute dos que as compram. (...)"
Graça Ramos - Introdução. In Figurado de Barcelos: desenhos de barro. Barcelos: Câmara Municipal. 2006. P. 13

Não perca esta oportunidade de conhecer este legado de artesanato nacional, em exposição no Maia Welcome Center, de segunda a sexta, das 9.00h às 19.00h  e sábados e domingos das 9.30h às 15.30h, a partir do dia 5 de Abril, com entrada livre.


Sem comentários: