segunda-feira, 30 de abril de 2012

Crítica DVD - The Divide

Há filmes que nos marcam. E depois há aqueles em que, se considerarmos que a vida é curta e temos que a aproveitar ao máximo, ficamos com a ideia que gostaríamos de ter uma máquina do tempo e arranjar forma de voltarmos atrás antes de os termos visto... Este é o caso do filme "The Divide", que trago hoje...

Estreou no ano passado nos EUA, mas ainda não saiu na maior parte da Europa, como se os avaliadores de cinema tivessem visto o trailer e achassem que o filme era bom, mas após terem visto o filme em primeira mão, não tivessem coragem para sujeitar os espectadores a este fiasco. Deixem que vos diga que, se este filme tem alguma virtude, é a de já estar no meu top de piores filmes que vi!
Mas passando ao argumento: a ideia parecia boa, uma cidade (Nova Iorque) que é atacada por uma bomba nuclear e alguns residentes de um edifício conseguem se refugiar na cave, num bunker subterrâneo que os deverá manter vivos enquanto toda a gente tosta à superfície. O grupo de oito inquilinos que se salva fica numa situação difícil, pois apesar de estarem vivos, passam por situações psicológicas complexas que derivam desta enclausura forçada o que mexe com a mioleira das gentes... E é aqui que o filme se perde. Podendo aproveitar para nos transportar para um ambiente de psicose onde os seres humanos se desumanizam quando numa situação de sobrvivência complicada se tornam, muitas vezes, piores que animais, o argumento perde-se em pormenores de violência física e sexual que pouco trazem aos espectadores para além de chocar e enojar. Aliás, há momentos em que parece que o argumento pára e avança como se tivesse sido pensado aos solavancos e perde o nexo grande parte das vezes. Os actores também não ajudam (talvez exceptuando Michael Biehn e Rosanna Arquette), são banais e até meio estereotipados ao ponto de serem desinteressantes.
Deixo-vos aqui o que de melhor tem este filme: o trailer. A julgar por esta apresentação o filme parece ser algo que na realidade não é, pelo que aviso já ser uma publicidade extremamente enganosa!

Sem comentários: