domingo, 29 de abril de 2012

Destaques culturais - semana de 29 de Abril a 5 de Maio

1 - "Unidos Pela Dança", no Hard Club


O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança que é comemorado hoje, dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.
Artistas e profissionais da área unem-se para celebrar a data e, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrando da sua importância e como forma de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objectivos desta comemoração são aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. A sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. 
No Hard Club, no Porto, poderão participar em aulas das 15 às 19 horas e dessa hora em diante apresentá-las num espectáculo intitulado "Unidos Pela Dança", tudo pela módica quantia de 3 euros.


2 - Exposição de fotografia do GAFA

Na galeria Porta 22, sita na Rua do Ferraz, com o mesmo número, no Porto, poderá assistir a uma exposição de fotografia organizada pelo GAFA - Grupo de Amigos Fotógrafos Amadores, com o título "Portugal de Lés a Lés" e que reúne um conjunto de imagens deste grupo que é um projecto que procura promover a fotografia, apoiar instituições de solidariedade social e fomentar o turismo cultural, através do desenvolvimento de exposições, publicações e outras actividades culturais.
Foi durante este ano de 2011 que o GAFA iniciou a sua actividade. Inicialmente, foram travadas amizades virtuais que saltaram então para lá do site Flickr, onde tudo começou. Toda a equipa é formada por amigos que têm a fotografia como paixão comum e agora também este projecto que se está a revelar um excelente desafio. Aproveite esta derradeira oportunidade para visualizar este conjunto de fotografias, nesta exposição que começou a 14 de Abril e terminará durante esta próxima semana, a 4 de Maio.


3 - Teatro de Marionetas do Porto

"Uma coisa às vezes não é aquilo que ela é. Às vezes as coisas gostam de ser outras coisas, por exemplo de serem como as pessoas. Gostam de se mexer, de rir, de gostar e de não gostar. As pessoas/coisas e as coisas/pessoas servem para contar histórias.
No mundo "Frágil", há histórias pequenas e grandes. As coisas querem ser levadas para lugares que não conhecem, e fazem pequenas e grandes viagens.


No mundo "Frágil", há pessoas/coisas que procuram coisas/pessoas. Há segredos que não se desvendam, ou que ficam para desvendar, há um universo aberto e fechado. Há coisas que saem de dentro de outras coisas.

No mundo "Frágil" as regras não são o que são, são regras de imaginação!"

A nova peça do Teatro de Marionetas do Porto (TMP), com encenação e cenografia de João Paulo Seara Cardoso e colectivo é uma história em que cada um poderá construir a história para si próprio. A nossa imaginação servirá de guia para construir o enredo nesta peça que não tem um princípio ou um fim definido.
Uma boa oportunidade para ver este trabalho, a partir do próximo dia 3 de Maio, pelas 10:30 no Balleteatro, no Porto.



Sem comentários: