"Quem vem e atravessa o rio, junto à serra do Pilar, vê um velho casario que se estende ate ao mar (...) E esse teu ar grave e sério dum rosto e cantaria que nos oculta o mistério dessa luz bela e sombria" - Rui Veloso, na letra da música "Porto Sentido".
É sem dúvida esta uma das melhores descrições que posso imaginar sobre a beleza da zona ribeirinha da cidade Invicta, popularmente designada apenas por "Ribeira". Área de comércio por excelência, a Ribeira, foi palco da azáfama comercial da cidade desde tempos imemoriais. O lugar seria mesmo o ponto de partida e desenvolvimento desta cidade, em virtude do desembarque de inúmeros navios que carregavam variadas mercadorias, entre as quais o virtuoso e popular "Vinho do Porto".
Desprovida da sua essência mercantil, a Ribeira viveria uma nova fase que fez dela pólo de vida nocturna, com a criação de inúmeros "pubs" que mercê do encanto das suas vielas e vista pitoresca, trouxeram vida a esta parte da cidade. Durante o dia, o mercantilismo ainda está presente, nas inúmeras lojas de "souvenirs" e pequeno comércio que deliciam os turistas, enquanto estes tiram fotos ao rio, à Ponte D.Luís e à contígua cidade de Vila Nova de Gaia.
É também ponto de partida e chegada dos cruzeiros fluviais que circulam pelo rio Douro, até à Régua, mostrando pelo caminho os socalcos de vinhedo que fazem do Douro, "Património Mundial", pela sua beleza e tradição.
Por tudo isto, a Ribeira merece o último destaque deste ano, neste roteiro turístico da cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário