sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Centenário do Sport Comércio e Salgueiros

Nunca escondi de ninguém a minha paixão clubística pelo FC Porto. Mas sempre tive uma "costela" de um outro clube da cidade Invicta, que com brio e tradição sempre lutou contra a falta de apoios financeiros e de infraestruturas que afecta estes clubes ditos "pequenos". Falo-vos do Sport Comércio e Salgueiros que celebrou ontem o seu 100º aniversário e, como tal, merece uma referência para a posteridade.


O Sport Comércio e Salgueiros, fundado em 8 de Dezembro do longínquo ano de 1911,  pertence à freguesia de Paranhos, no Porto. Nessa altura, um grupo de amigos, o Joaninha (João da Silva Almeida), o Anibal Jacinto e o Antenor, depois de assistirem a um Porto-Benfica, no Campo da Rainha, reuniram-se e resolveram fundar um clube de futebol.
Embora parecendo um impulso de euforia após um Porto-Benfica, de facto, junto do candeeiro 1047, entre a Rua da Constituição e a Rua Particular de Salgueiros, nasce o sonho de um grupo de rapazes, e que começou a ganhar forma e daí nasceu o Sport Grupo e Salgueiros. Embora já houvesse nome, era necessário dar forma à equipa! Com muita carolice, todas as noites após o trabalho e o jantar, os "rapazes" reuniam-se debaixo do candeeiro 1047 para debater e acertar ideias, e começar a construir o clube.

O clube oficializa-se com os primeiros jogos, mas era necessário arranjar dinheiro para comprar camisolas e umas botas para os jogadores. Estava-se próximo do Natal de 1911 e os "rapazes" lembraram-se de organizar um grupo de Boas Festas e foram cantar as janeiras aos vizinhos de porta em porta, estendendo o boné! Angariaram a modesta quantia de 2.800 Reis, o que lhes permitiu comprar a primeira bola de futebol. Bola já havia, mas faltavam as camisolas. Ficou decidido que estas seriam vermelhas, tal como as do Benfica, distanciando assim do futuro rival que vestia de azul e branco, o FC Porto. Seria então de vermelho, vermelho cor de sangue e paixão que seriam as camisolas do Sport Grupo e Salgueiros até aos dias de hoje! O primeiro terreno seria na Arca D´Água, onde o clube teve como primeiros adversários o Sport Progresso (outro clube do meu coração), o Carvalhido Football Clube entre outros. A partir daí o Sport Grupo e Salgueiros começou a sua longa caminhada no futebol nacional. Na época de 1916/17 o clube ostentava a designação de Sport Porto e Salgueiros, esta mudança de nome deve-se a uma questão de orgulho. Em 1920 após uma profunda crise do Sport Porto e Salgueiros, o clube decidiu fundir-se com o Sport Comércio, outro clube da cidade, e surgiu então o Sport Comércio e Salgueiros como hoje conhecemos.

Depois do abandono do futebol sénior em 2004, por motivos financeiros, a equipa sénior do Salgueiros regressa à competição em 2008/2009, com a participação na 2ª Divisão da AF Porto, o escalão mais baixo das competições distritais no Porto, terminando a sua série na primeira posição e tornando-se campeão, subindo assim à 1ª Divisão da AF Porto. A equipa tem o nome provisório de Sport Clube Salgueiros 08, devido à impossibilidade de registar jogadores sob o seu antigo nome, em virtude das dívidas do clube. O seu novo símbolo inclui uma "Fénix" simbolismo de um clube renascido das cinzas.
Em 2006, o Salgueiros sagrou-se campeão nacional de pólo aquático pela 12ª vez consecutiva, revelando o papel que um clube polivalente pode ter no desporto nacional, ao apostar em modalidades amadoras, que não se revelem sorvedouros de dinheiro, como é o futebol, que mina muitos clubes de menor dimensão.
Parabéns ao Salgueiros, pelo seu centenário! Que continue com a chama imensa da sua alma salgueirista, orgulho de Paranhos e do Porto e que retorne um dia à 1ª Liga Nacional, onde conta com 24 presenças, 51 na Taça de Portugal e 1 presença na Taça UEFA (em 1991/92).
Para informações sobre o clube, consulte: http://www.scsalgueiros.pt/www/

Sem comentários: