domingo, 21 de dezembro de 2008
Feliz Natal!!!
Como estamos no Natal, fica aqui uma prenda para os apreciadores de filmes de animação.
Uma vez que está prestes a estrear a sequela do êxito de animação "Ice Age", fica aqui um extra com uma das personagens mais carismáticas do filme, o "Scrat".
É um pequeno filme de 2006, chamado "No Time For Nuts" e que servirá de aperitivo para a estreia do "Idade do Gelo 2".
Festas Felizes !!!
domingo, 14 de dezembro de 2008
Trailer de Terminator 4 - Salvation
Ainda faltam alguns meses, mas fica já aqui uma pequena amostra do que será mais um filme do incrível "franchise" que é Terminator (O Exterminador Implacável). Em Maio de 2009, estreará a sua 4ª parte, que se bem que já não conte com a carismática presença do ex-Mister Músculos, novo governador da califórnia, Arnold Schwarzenegger, promete ser um filme intenso, cheio de acção e efeitos especiais. Como cabeça de cartaz traz-nos Christian Bale (que parece estar a ficar o actor do momento), no papel de um John Connor mais maduro (depois de Edward Furlong no T3). Atenção, pessoal! Este não é o tipo de filme que se vê em DVD ou saca da net. Tem que ser visto no cinema, para se experimentar plenamente toda a vibração do filme! Duvidam? Vejam o trailer e digam lá se não deixa água na boca...
Ainda assim, sinto falta do "Arnaldo Governador" e das máquinas do T1, numa época em que havia menos efeitos computorizados e o filme surgiu, deixando toda a gente com medo da revolta das máquinas...
Novo álbum dos Kaiser Chiefs
Com as bandas a prepararem as tournées de 2009, que englobarão várias idas a festivais de música, onde fãs e conhecedores esperam pelas novidades musicais (esperemos que Portugal fique incluido nessas rotas), os "Kaiser Chiefs" colocam no mercado o seu novo trabalho "Off With Their Heads".
Para melhor o publicitar já tive aqui o 1º single "Never Miss A Beat", uma música que personifica todo o estilo da banda, infelizmente a banda retirou o vídeo. Mas como não sou rancoroso (apesar de fazer publicidade totalmente grátis a filmes, restaurantes e álbuns neste blogue), substitui-o por a actuação deles no Rock In Rio 2008 (obrigado SAPO e SIC RADICAL!).
Despretenciosos, os "Kaiser Chiefs" não fingem ser algo que não são. A sua sonoridade simples, aqui e além abrilhantada por uns acordes de guitarra ao fundo, dentro de uma batida irresistível e uma letra que não nos diz nada de especial, é esse o resumo da banda. Um grupo que só quer fazer música animada que ponha toda a gente aos saltos nos seus concertos, com músicas tais como: "Everyday I Love You Less and Less", "I Predict A Riot" ou "Ruby", já o fizeram anteriormente.
Novo álbum dos The Killers
Após alguma paragem para retemperar forças aqui no "Francesinhas e Cerveja", voltamos para lembrar que já saiu mais um álbum da banda "The Killers", de seu nome: "Day & Age".
A banda continua a provar porque é tão pretendida para os festivais de verão, pois produz uma sonoridade animada, se bem que extremamente "mainstream".
Fica aqui o 1º single, "Human", que no finalzinho ainda tem um extra, a música "I'm Not Over", dos Carolina Liar, que surgiram neste ano de 2008.
Quanto aos "The Killers", conseguem um album interessante, mas que ainda fica um pouco aquém de "Hot Fuss" ou "Sam's Town". Êxitos como "Somebody Told Me", "Mr. Brightside", "When You Were Young", "Bones" ou "Read My Mind" ainda são mais representativos do potencial da banda. Referência também para o videoclip (muito mau). Que tal contratarem outro produtor de vídeos, rapazes?
sábado, 1 de novembro de 2008
Novo álbum dos Keane
Já saiu o novo álbum dos Keane, de seu nome "Perfect Symmetry". Mantendo o seu estilo, a banda continua a agradar aos fãs e a dar concertos excelentes como aquele que certamente poderão ver quem se puder deslocar a Lisboa, no próximo dia 12 de Novembro.
Fica aqui o video não-oficial de uma das melhores músicas deste novo álbum, "Spiralling". Para quem gosta de cantar, tem a letra da música...
sábado, 18 de outubro de 2008
Estreia cinema: Max Payne
Estreou nesta quinta-feira mais um filme baseado em jogos de vídeo, "Max Payne". O filme conta-nos a história de um polícia solitário em busca de vingança pela morte da sua mulher e filha. Confrontado com vilões quase sobre-humanos com o poder de uma droga criada para super-soldados, Max tem que ir bem fundo na teia de crime e corrupção que envolve o mundo "underground" às mais altas esferas corporativas. Um filme de acção com bastantes efeitos especiais protagonizado pelo actor "Mark Wahlberg", que não é nenhum actor sensacional...
Para aqueles que já estão fartos de clichés cinematográficos, que envolvem policias durões numa jornada de "vendetta", contra tudo e contra todos, mas que acabam por sair vitoriosos e provar o envolvimento dos poderosos, este filme é altamente desaconselhável. O argumento é fraco, previsível e já foi visto tantas vezes que dá vontade de adormecer no cinema (isto se conseguirem dormir no meio de sons de tiros e explosões). Banal, o filme vale-se de efeitos especiais e acção q.b. para que alguém o queira ver, mas se já viu cenas de "Matrix" ou de algum filme de John Woo, então prepare-se para um enorme deja vu...
Sem dúvida, um título melhor de ser jogado do que visto!
Novo album dos Oasis (Dig Out Your Soul)
Também acabado de chegar aos escaparates está o novo álbum da banda dos irmãos Gallagher, Oasis. Entitula-se "Dig Out Your Soul" e tem sido bem recebido pela crítica em geral. A banda que continua a se afirmar como "os novos Beatles" volta a criar um registo sonoro depois de algum tempo de inactividade criativa. Preparam-se também para entrar em digressão para promover esse novo álbum e passarão por Portugal em Fevereiro de 2009, no Pavilhão Atlântico. Os bilhetes já estão à venda e custam entre 28 e 40 euros.
Fica aqui o vídeo do primeiro single "The Shock Of The Lightning".
Novo album dos The Cure
A mítica banda The Cure, prepara-se para o lançamento no final deste mês do seu 13º álbum de originais, 4:13 Dream. A banda que foi lançando ao longo do ano um single por mês, continua a produzir música, numa longa e invejável carreira sempre pela batuta de Robert Smith. Ainda que acusando um desgaste criativo nos últimos anos (a idade não perdoa) continua a ser um deleite para os fãs cada música que lançam. Deixam sem dúvida saudades os álbuns "Disintegration", "Wish" ou "Head On The Door", mas os tempos evoluem e a banda tem tentado se manter actual, ainda que não relegando um estilo próprio que conquistou milhões pelo mundo fora e os manteve como referência intemporal da música do século XX, ao ponto de terem sido distinguidos com o galardão "MTV Icon" do famoso canal de música, como consideração da sua excepcionalidade. Este novo álbum, 4:13 Dream, revela algumas melhorias, em relação aos anteriores, mercê do regresso do guitarrista Porl Thompsom à formação. É notória uma musicalidade mais próxima daquilo que os The Cure nos habituaram, com guitarras frenéticas e um baixo fenomenal de Simon Gallup (sempre em forma!). Chegam a surpreender-nos em algumas músicas, por recuperarem o estilo que os consagrou, tais como em "The Scream", que relembra os conturbados sons de "Torture" ou "Pornography" e em "The Hungry Ghost", relembramos os melhores momentos de "Wish" ou "Disintegration". Não que os The Cure retornem ao passado, porque obviamente procuram coexistir no espaço musical contemporâneo, mas suscita a nostalgia dos fãs. Agora só falta o retorno dos teclados hipnóticos para termos The Cure no seu melhor!
Fica aqui a primeira música do alinhamento "Underneath the Stars", que serve como referencia, como qualquer outra. Foi tocada no espectáculo da MTV em Roma, onde os The Cure presentearam os espectadores com as musicas do seu álbum em primeira mão. No You Tube poderão encontrar os restantes vídeos.
domingo, 12 de outubro de 2008
Bom Bacalhau
Saímos do Porto e dirigimo-nos à boa terra de Cabeceiras de Basto. Conhecida vila do distrito de Braga, onde em tempos se encontrou uma estátua granítica de um guerreiro do tempo anterior aos romanos, a qual, por brincadeira, colocaram uma cabeça de um soldado francês, após as invasões napoleónicas (O Basto). Também se poderá tornar ainda mais conhecida se seguirmos a estrada nacional no sentido de Cavez e passarmos na zona conhecida por "Outeirinho". É lá que poderemos encontrar um pequeno restaurante que já é suficientemente famoso para nos obrigar a marcar uma mesa com antecedência ou arriscamo-nos a ter que esperar. Aconselho quem lá for a um fim de semana a tentar chegar antes das 12:00 para arranjar mesa, pois vale a pena.
A especialidade da casa é o "Bacalhau Assado na Brasa com Batatas a Murro". E que bacalhau! Extremamente bem confeccionado, doses generosas, bom atendimento e um preço muito em conta, é o que vos espera no "Restaurante Luís do Outeirinho".
Se gosta do bom bacalhau tuga, dê um passeio domingueiro com a família pelos montes que rodeiam Cabeceiras de Basto, visite a vila que é extremamente típica e interessante (aconselhamos um salto ao magnífico Mosteiro de S. Miguel de Refojos) e almoce no "Luís do Outeirinho"......
Crítica DVD: The Air I Breathe
Há filmes que nos surpreendem, de tempos a tempos, pela estrutura original da história, pelo "twist" no seu final, ou pela forma que o argumentista escolheu para nos por a pensar. De repente vêm-me à cabeça títulos tais como "Memento", "The Butterfly Effect", "Fight Club" ou "Seven".
O filme de que vos falo hoje "The Air I Breathe", tem um pouco disso, uma história intrincada de interacção de umas pessoas com outras e em que essa interferência vai alterar profundamente a linha de vida delas. De certa forma, o objectivo é conseguido. O argumento é interessante e contando com actores tais como "Forest Whitaker", "Kevin Bacon" ou "Andy Garcia" o sucesso é quase garantido. No entanto fica a ideia que estiveram mesmo à beira de fazer um grande filme, daqueles que ninguém se esqueceria, mas (saiba-se lá porquê) decidiram ficar próximos do clímax. Uma espécie de ejaculação precoce cinematográfica!
É, certamente, um filme a aconselhar, nem que não seja pela realização do pouco conhecido "Jieho Lee", que promete mais altos voos. Só tenho pena que com uma personagem que vê o futuro, e com um roçar de vidas umas nas outras que poderia terminar com uma conclusão nos minutos finais ao estilo do recente "Vantage Point", em que só no final conseguimos compor um enorme puzzle mental que nos foi sendo apresentado ao longo do filme, no final só conseguimos um sorriso de interesse pelo filme quando poderíamos ter uma forte ovação...
domingo, 28 de setembro de 2008
Paul Newman
Morreu o actor e realizador Paul Newman com 83 anos de idade, vítima de cancro nos pulmões.
Nascido a 26 de Janeiro de 1925 em Cleveland, no Estado norte-americano de Ohio, Paul Newman participou em mais de 60 filmes. ‘Gato em Telhado de Zinco Quente’, ‘O Mercador de Almas', ‘Butch Cassidy and the Sundance Kid’ e 'A Vida é um Jogo' são alguns dos títulos que figuram na extensa lista.
Em 2002, Paul Newman fez a sua última aparição cinematográfica no filme ‘Estrada para a Perdição’, onde contracenou com Tom Hanks e foi dirigido por Sam Mendes. Só a sua voz se voltou a ouvir nas salas de cinema, no filme animado ‘Carros’, de 2006, no qual dobrou a personagem Doc Hudson.
O actor anunciou a sua retirada no final de 2007, após 56 anos de carreira, poucos meses antes de ter revelado a sua doença.
Nomeado nove vezes para um Óscar, o lendário actor conquistou o tão ambicionado galardão na categoria de melhor actor com o filme ‘A Cor do Dinheiro’, em 1986. Newman foi ainda distinguido com um Óscar honorário pela sua carreira, em 1985, e o Prémio Humanitário ‘Jean Hersholt’, em 1994.
Fica aqui a homenagem...
sábado, 13 de setembro de 2008
Mais Medieval
Mais uma sugestão de feira medieval, esta bem próxima do Porto. Sob o título de "Os Hospitalários no Caminho de Santiago", realiza-se junto ao mosteiro de Leça do Balio mais uma edição de uma feira medieval que tem vindo a crescer e a ganhar tradição nos últimos anos. Ainda que de dimensões consideravelmente diminutas, se a compararmos com o evento de Stª Maria da Feira, a organização desta feira tem vindo a beneficiar da sua proximidade com o Porto, a Maia e Matosinhos, conseguindo uma boa afluência de visitantes. Realiza-se desde o dia 11 e o dia 14 deste mês e tem o pretexto de representar o mosteiro de Leça do Balio como ponto importante de passagem nas peregrinações a Santiago de Compostela, como sede da Ordem dos Hospitalários (a primeira ordem militar a ser criada em território nacional) e também como local do casamento do rei D. Fernando com D. Leonor Teles, cerimónia que aliás é retratada fielmente durante os dias deste evento, na Igreja de Stª Maria de Leça do Balio, centro das festividades.
Uma boa oportunidade de passar um fim de semana diferente em família, para aproveitar os dias de sol que ainda nos restam este ano...
domingo, 7 de setembro de 2008
Red Bull Air Race Porto-Gaia
É hoje a 2ª edição do "Red Bull Air Race" sobre o rio Douro, podendo ser assistida pelas boas gentes do Porto e de Gaia e também por todos aqueles que aqui se deslocarem.
Após o sucesso da edição anterior e da promessa de continuidade deste evento, a edição deste ano, que chegou a ser ameaçada pelas condições meteorológicas, sempre se vai realizar, graças ao bom senso do S. Pedro que lá deu umas abébias à malta!
Para aqueles que adoram velocidade e aqueles que não se fartam de olhar para os aviões, aconselha-se uma ida atempada para as margens do Douro pois prevêem-se algumas centenas de milhares de fãs e curiosos em geral.
Preparem-se para se acotovelarem numa multidão, com o sol de Setembro a bater-vos na pinha, para o torcicolo no pescoço de estarem a olhar para o ar e para as inevitáveis confusões de um evento gratuito desta magnitude!
Os mais fracos poderão ficar em casa a assistir ao evento pela televisão, sentados no sofá, com uma Super-Bock fresquinha ao seu lado...
AAHHHH! Mais nada!...
A fama ultrapassa o bom senso
Há restaurantes que foram adquirindo nome no mercado ao longo dos tempos mas perdendo qualidade. Tal é o caso do restaurante "Pedra Alta", em Leça da Palmeira.
Depois de ter adquirido fama como restaurante/marisqueira de renome, foi decaindo na qualidade a olhos vistos. Quer pelo excesso de clientes que por vezes têm de esperar mais que uma hora para poder jantar, quer pela evidente atrapalhação dos seus empregados que chegam a chocar uns com os outros no corropio para servir às mesas, o restaurante Pedra Alta já conheceu melhores dias. Actualmente para um grupo de 6 a 12 pessoas ir jantar a Leça da Palmeira, mesmo com mesa marcada, pode se revelar um desafio. Primeiro, é conveniente que cheguem à hora marcada (nem mais 1 minuto), porque ainda que nos peçam um contacto telefónico aquando da marcação, tal não tem interesse porque, em prol do rendimento financeiro, a nossa mesa poderá já ter sido ocupada por outro grupo.
Em seguida, após esperarmos pacientemente, poderemos ter que ser colocados em 2 ou 3 mesas juntas à pressa, de forma que o nosso grupo fique alinhado e apertado em lugares para jantar que parecem um balcão de uma qualquer tasca fatela. Muito mau para aqueles que comem com os cotovelos no ar porque podem vazar a vista ao colega do lado. Finalmente, poderá acontecer que ao pedirmos vinho para a mesa, este não venha, pelo que tenhamos que o fazer a 2 ou 3 empregados e no final chegarão as 3 garrafas ao mesmo tempo...
Pode ter sido coincidência o que me aconteceu neste restaurante, ou mesmo fruto de um mau dia, mas infelizmente não foi a primeira vez, mas concerteza que será a última.
Ah! E quanto à comida em si, é geralmente de boa qualidade (acompanhada por preços equivalentes), mas também pode acontecer que vos sirvam camarão estragado (como já me aconteceu noutra visita a Leça) e depois não adianta reclamar, porque no Pedra Alta o cliente nem sempre tem razão...
domingo, 31 de agosto de 2008
Metallica: Novo álbum - Death Magnetic
Já está aí a sair o novo e tão esperado álbum dos "Metallica": Death Magnetic.
O "You Tube" já mexe com todo o tipo de vídeos mais ou menos fabricados com as novas músicas e,por isso mesmo, fica aqui o vídeo original da música "The Day That Never Comes".
Dá para ver que os tipos estão em grande forma!... Rock On, Dudes!
O álbum sai no próximo dia 12! Imperdível!
sábado, 23 de agosto de 2008
Uma noite bem especial
Estás farto de ir a discotecas e bares que são sempre iguais? E de chegar a casa com a cabeça a latejar das incessantes pancadas do "techno-basketball"? Ainda não ficaste sem audição e consideras que tens bom gosto musical? Então estás à espera de quê para ires tomar um copo à "Tendinha dos Clérigos"?
Fica na Rua Conde de Vizela, nº 80, em plena baixa do Porto.
É, provavelmente, a melhor alternativa àqueles que ainda recordam sítios como a discoteca "Batô", em Leça, com saudosismo. A música é variada e podes curtir desde sons recentes tais como "Arctic Monkeys" ou "Editors" até velhas glórias do passado tais como "Nirvana" ou "Blur".
Se pensavas que a noite já tinha mostrado tudo, então vai ao "Tendinha dos Clérigos" para te divertires a sério.
Faço esta publicidade totalmente gratuita porque desde que lá fui não me apetece curtir em mais lado nenhum!!! E ainda por cima, de vez em quando, apanhas lá uns concertos quase à borla.
Não te acreditas? Visita:
http://www.tendinhadosclerigos.com/
Nada melhor que uma "sangria" para o Verão!
Antes que o Verão termine, desafio-vos a experimentarem a melhor "sangria" do Porto (e quem sabe do planeta!). É na confeitaria "Cunha" na baixa da cidade que a poderão degustar. Aviso desde já que não é para os fracos de coração! É uma "sangria" potente e deliciosa. Para além da excelência de qualidade e serviço que a "Confeitaria Cunha" habituou todos os que a conhecem, tem um ambiente familiar e acolhedor. Ideal para dar um salto antes da ida para a discoteca, para "recarregar energias", a "Cunha" encontra-se aberta até às 2 da manhã.
Mais informações em:
http://www.confeitariacunha.com/default.htm
Mais uma sugestão de francesinhas
Saindo um pouco do Porto, damos hoje mais uma sugestão de um sitio onde se pode degustar uma boa francesinha. Trata-se do "Café Torres", em Ermesinde.
Situado próximo da estação de comboios, o "Café Torres" já adquiriu enorme reconhecimento pela qualidade das suas francesinhas. Recomendamos uma visita a um estabelecimento moderno, com atendimento familiar e personalizado. Das 8 da manhã, às 2 da madrugada, com descanso semanal à terça feira.
Para um tour virtual aqui fica o seu site:
http://cafetorres.net/
Mas lembrem-se: para saborear a bela francesinha terão que ir lá pessoalmente!
domingo, 17 de agosto de 2008
Radiohead: House of Cards (novo vídeo)
Os Radiohead, para além de serem uma das melhores bandas de sempre, pela sua originalidade e músicas que nos transportam a uma cornucópia sonora impressionante, sempre se mostraram na vanguarda do mundo musical. Após terem surpreendido toda a gente ao colocarem o seu álbum "In Rainbows" na Internet disponível a que qualquer fã o adquirisse pela quantia que achasse justa (em clara forma de protesto contra a mega-indústria musical), agora mostraram o seu último vídeo da música "House of Cards" incluída em "In Rainbows". No vídeo, não foram usadas câmaras ou iluminação, apenas uma recente tecnologia 3D que é baseada na informação recolhida por computador das relativas distâncias e formas de objectos ponto por ponto.
O resultado é brilhante, num vídeo que se adequa à música e mais uma vez mostra que a banda de Thom Yorke continua a produzir músicas por amor à arte e à criatividade e tenta escapar às garras do comercialismo.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Vinho bom e barato: São Gonçalo
Para aqueles que gostam de um bom vinho a acompanhar a sua refeição, mas que não se consideram peritos de modo algum, se estiverem interessados num bom vinho verde branco, a um preço incrivelmente económico, deixo-vos aqui a sugestão do vinho "São Gonçalo".
Produzido na região de Amarante, o vinho São Gonçalo tem uma conotação de vinho "caseiro", uma suavidade que se encontra naqueles vinhos que um lavrador nosso amigo nos deu em garrafas sem rótulo de uma pequena vinha que tem na sua propriedade e da qual só produz para consumo próprio. Sendo um vinho verde, a sua frescura é o seu forte, mas não tem tanta acidez como alguns vinhos mais correntes que se pode adquirir.
Nestes dias de calor, beber um São Gonçalo fresquinho a acompanhar a refeição pode se revelar uma experiência fantástica. Mas não exagerem, até porque o podem adquirir em garrafas de litro!... Encontram-se à venda no Continente e Modelo. Preço: 1,69 Euros.
E não se esqueça: se beber, não conduza!
Crítica DVD : Call Girl
O realizador português Tino Navarro, teve o "trabalho" de dirigir um filme que explora a sensualidade inata da Soraia Chaves... Até aí, podemos pensar: "Ei, pá! Deve ter sido difícil!". Mas o facto é que o filme é bem conseguido. "Call Girl" trás-nos uma história de sexo, chantagem e polícias à portuguesa. Destaque óbvio para Nicolau Breyner, que é sem dúvida o melhor actor português de cinema, mas também para a excelente actuação de Ivo Canelas e, claro está, de Soraia Chaves. A menina tem tanto fogo num piscar de olhos que devia ser proibida de passear à beira das nossas florestas! Aliás, ficam aqui os meus parabéns para o Nicolau Breyner, por ter feito este filme sem ter tido nenhum ataque cardíaco!
Quanto ao argumento, um pouco fraquito e previsível. Tanto, tanto, que se virem o "trailer" que aqui apresento já podem dizer que viram o filme!
Mas ainda assim justifica alugar o DVD, nem que não seja para contextualizar uma frase que sai da belíssima boca de Soraia Chaves e que já fica para a história do cinema luso:
Nicolau: "O que é que você faz?"
Soraia: "Tudo..."
domingo, 10 de agosto de 2008
Feira de Artesanato da Foz do Douro
A não perder mais uma edição da feira de artesanato que decorre na Foz do Douro, no Porto, do dia 21 ao dia 31 de Agosto.
Nesta 18ª edição, poderemos encontrar um pouco do artesanato que se desenvolve pelo país e das artes manuais que ainda não se extinguiram, num mundo cada vez mais governado pelos índices de produtividade industriais. Para além disso, e para aqueles que se dirijam à feira apenas para acompanhar os amigos, ou as esposas, poder-se-ao sempre deliciar com o melhor "artesanato" de Seia, sob a forma de bons vinhos, presuntos e queijos. É lá que eu vou estar, certamente...
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Sinta-se medieval em Stª Maria da Feira
Já começou mais uma edição da "Viagem Medieval a Terras de Santa Maria".
Levem a vossa família a uma reconstituição extraordinária da época medieval, que conta com a participação de centenas de figurantes, artistas de rua internacionais e imensas actuações pelo espaço da feira.
Deliciem-se com a sangria e o porco no espeto e aproveitem para conhecer um pouco das fábulas e histórias medievais.
Tudo isso, até ao próximo dia 10, em Santa Maria da Feira.
Mais uma sugestão de francesinha
Para os apreciadores do prato do século, isto é, da bela "francesa", fica aqui mais uma sugestão interessante.
O restaurante "O Ricardo", situado em Leça da Palmeira (próximo dos bombeiros) apresenta-nos a sua versão (já bastante popular) de francesinha. O sucesso da casa já se estendeu ao ponto de terem aberto um outro restaurante perto das instalações da Petrogal, de maiores dimensões, para poder dar vazão à clientela. São sem dúvida umas francesinhas bem dimensionadas, que nos enchem o prato, como se pode constatar na imagem. Não será o melhor molho de sempre, porque a aposta vai num molho que agrade à maioria das pessoas, pouco condimentado e suave e, evidentemente, à generosidade da porção. Para quem acha que a maioria das francesinhas que comeu é pequena, "O Ricardo" é o sítio a ir. Para aqueles puristas apreciadores do bom molho picante, é melhor pedir o "tabasco" ao empregado...
sábado, 26 de julho de 2008
Feira Medieval de Stª Maria da Feira
Começa já no próximo dia 1 de Agosto e estende-se até ao dia 10, mais uma edição (a 12ª) da "Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira".
O certame que se realiza anualmente e já tem enorme tradição, leva-nos numa viagem de reconstituição histórica aos tempos medievais em Portugal.
Desde o aluguer de trajes medievais, até à comida bem regada a sangria, são garantidos momentos de diversão variados para toda a família. Se puderem, não percam as "justas" medievais, o "sítio dos tormentos", onde poderão ver diversas máquinas de tortura e a visita quase obrigatória ao castelo.
Saiba tudo em: http://www.viagemmedieval.com/
A Múmia 3 (trailer)
Quase, quase a estrear a nova aventura da saga "A Múmia", já podemos ver aqui o trailer que serve de aperitivo aos fãs do género.
Muita acção, humor e efeitos especiais, é o que espera aqueles que forem ao cinema assistir a mais uma história da eterna luta entre o bem e o mal, sendo que o mal foi mumificado. Passando do Egipto para o Oriente e usufruindo da presença do actor "Jet Li", o realizador "Rob Cohen" procura dar um novo dinamismo a uma receita vencedora. Depois do enorme sucesso de "A Múmia" e "O Regresso da Múmia", veremos se este "A Múmia - A Tumba do Imperador Dragão" continuará a ser uma máquina de Hollywood fazer dinheiro...
Um violino no telhado
Para quem ainda diz que Portugal é um tédio cultural, deixo aqui a sugestão para dar um salto ao Teatro Rivoli, no Porto e ver o mais recente musical de Filipe La Féria, "Um Violino no Telhado".
A todos aqueles que ousaram perder o seu espectáculo anterior, "Música no Coração", La Féria traz-nos mais um musical de enorme qualidade e que prova (se duvidas houvessem) que o seu génio e capacidade mobilizadora de meios, cenários, roupeiro, actores e bailarinos, continua intacto apesar da sua descentralização da capital e do seu trabalho no Porto.
Mais uma vez, "José Raposo" é o actor em destaque num trabalho fenomenal deste grande actor nacional. Mas o elenco é muito bem conseguido, com canto e dança de superior qualidade.
Por tudo isto, aconselho vivamente uma ida ao Rivoli para assistir a este espectáculo que está em cena desde 27 de Junho.
Parabéns, La Féria e aguardamos ansiosamente pelo próximo!
Mais informações em: http://www.umviolinonotelhado.com/
Música na Maia
Temos aí mais uma oportunidade de assistir a bons concertos e a um preço bem interessante: de borla!
A cortesia é dada pela Câmara Municipal da Maia, através da sua iniciativa "Maiact".
Desde os "Wraygunn" a "Mind Da Gap", passando pelos "The Gift" e os incontornáveis "Moonspell", a Maia vai ser palco de música para todos os gostos. Mas o "Maiact" não se resume à musica... sendo um festival dedicado à juventude, tem imensas actividades que vão desde matrecos humanos até bungee jump. Por tudo isso, urge dar um saltinho à Maia, nem que não seja para agradecer a ideia!
Informações em: http://www.maiact.net/
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Festival Marés Vivas 2008
Começou ontem à noite o Festival Marés Vivas 2008, em V.N. Gaia.
O espaço promete qualidade e diversões sortidas para animar Gaia sempre com uma vista lindíssima do Porto e da Foz do rio Douro.
Numa noite reservada ao revivalismo dos anos 80, com a presença de Peter Murphy e dos Sisters of Mercy como cabeças de cartaz, os fãs não saíram desiludidos. Foi com uma temperatura amena e com o sol a aproximar-se do seu ocaso que surgiram no palco secundário os "Tara Perdida". Com um punk-rock bastante aceitável, a banda portuguesa tratou de dar o pontapé de partida aos festivaleiros que procuravam um complemento sonoro para as cervejas que iam sendo consumidas. Em seguida passou-se ao palco principal, onde actuaram os "Shout Out Louds". A banda que se popularizou pelo tema que surgiu associado a uma marca de um operador de telemóveis, foi dando os primeiros acordes que fariam o público saltar, entoar algumas músicas e aplaudir. Com um vocalista que lembra a voz do mítico Robert Smith, a banda serviu para animar, à falta de melhor, para um festival que ainda luta pelo reconhecimento.
Vieram depois os "Sisters of Mercy", com um Eldritch a mostrar um visual de cabeça rapada. O vocalista de uma das bandas góticas mais populares, esteve ao seu nível, embora tenha "perdido o pio" lá para o final (por motivos aparentemente técnicos) e só ter aparecido nos ecráns gigantes uns breves segundos, pois também estes se desligaram surpreendentemente.
A banda continua a movimentar muitos fãs que poderão (ou não) ter ficado um pouco decepcionados pela prestação demasiado "heavy" da banda.
Finalizou o concerto, um "Peter Murphy" que já é bem conhecido das gentes do norte de Portugal, após um concerto recente em Gaia e um outro em Vilar de Mouros, em 2006.
O músico esteve como sempre muito seguro e proporcionou um bom espectáculo a quem o quis ver, já que não exagerou do "fumo" no palco como tinham feito os Sisters of Mercy. Mais uma vez o ex-vocalista dos Bauhaus demonstrou que pode vir a Portugal sempre que quiser.
Para hoje, espera-se uma nova enchente de festivaleiros para verem as bandas do dia. Destacam-se a presença dos portugueses "Da Weasel" e dos britânicos "Prodigy".
sábado, 12 de julho de 2008
Estreia : "The Air Breathe"
Estreia para a semana um filme que promete muito aos fãs de um bom argumento. "
The Air I Breathe" traz-nos à discussão o conceito de que os seres humanos estão de uma forma ou de outra em permanente conexão e de que aquilo que fazemos poderá interferir com as vidas e experiências de outras pessoas.
Estaremos mesmo todos interligados? Mesmo que soubéssemos com antecedência, poderiamos alterar o rumo dos acontecimentos?
Com as participações de Brendan Fraser, Sarah Michelle Gellar, Emile Hirsch, Kevin Bacon, Andy Garcia e Forest Whitaker.
Curtas Metragens em Vila do Conde
É em Vila do Conde que podemos ver, desde o passado dia 5, a 16ª edição de um festival de curtas metragens que já começa a ter alguma tradição de peso neste país. Ainda têm alguns dias para assistir ao festival que nos traz algumas das melhores películas com menos de 60 minutos. Destaque para a presença do conceituado ícone do cinema, Manoel de Oliveira, que apresentou a curta-metragem «Rencontre Unique», realizada para o Festival de Cannes de 2007.
sábado, 5 de julho de 2008
Festival Marés Vivas (antevisão)
Aproxima-se a data de início do "Festival Marés Vivas", que será entre 17 e 19 de Julho. Aproveitando o facto de este ser um dos poucos festivais que tem raízes no Porto e nos traz alternativas a deslocações custosas a Lisboa para se poder ver um bom festival de verão, fica aqui a antevisão do programa organizado pela "Porto Eventos":
Dia 17 - Peter Murphy, Sisters of Mercy, Shout Out Louds
Dia 18 - The Prodigy, Da Weasel, Tricky, Slimmy
Dia 19 - Riders On The Storm, James, Macy Gray
Espera-se um bom evento, com a participação de muita gente (até porque o preço dos bilhetes é convidativo).
Mais informações em: www.festivalmaresvivas.com/pt.htm
Super Bock Super Rock 2008
Começou ontem mais um festival "Super Bock, Super Rock". A edição deste ano divide-se em 2 partes, dando assim oportunidade às gentes do Porto de poderem ir ao festival sem gastarem uma pequena fortuna com a deslocação a Lisboa. Ontem actuaram algumas bandas, das quais se pode destacar os famosos "ZZ Top". Esperava-se que a banda arrastasse consigo milhares de motards, mas a chuva veio estragar o primeiro dia do festival. Ainda assim, a banda (cuja soma de idades é 176 anos) cumpriu. A noite teminou com os "Xutos & Pontapés" que estiveram ao seu nível.
Hoje destacam-se as actuações de "Jamiroquai" e "Morcheeba".
A 2ª parte, em Lisboa, nos dias 9 e 10 de Julho terá presenças de peso tais como: "Iron Maiden". "Slayer", "Beck" e "Duran Duran". A não perder!...
Cartaz completo em: http://sbsr.festivaispt.org/
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Festival Mestiço na Casa da Música
Na próxima sexta-feira, dia 27 de Junho, a Casa da Música, dando continuidade ao "Festival Mestiço" que nos apresenta propostas musicais diversificadas, tem uma noite dedicada ao reggae e ao hip-hop do Brasil e países africanos de expressão portuguesa. Destaca-se a presença do rapper brasileiro Marcelo D2.
O músico, que ficou conhecido pela sua banda "Planet Hemp", apresenta-se agora a solo com uma musicalidade que mistura elementos do samba com hip-hop. Tem tido um percurso interessante no panorama musical brasileiro, marcado por algumas polémicas como não podia deixar de ser.
Aconselha-se uma passagem pela Casa da Música a todos aqueles que se identifiquem com os ideiais do reggae, rap e hip-hop, não só para ver MARCELO D2, mas também MC K, MANIF3STOS & DANY SILVA e AZAGAIA. Preço da entrada: 10 euros.
terça-feira, 24 de junho de 2008
Crítica Música - Rádio Macau (Oito)
O oitavo álbum da carreira dos míticos "Radio Macau" foi posto recentemente à venda. Simplesmente denominado "Oito", o álbum traz-nos de volta a inconfundível sonoridade de uma banda que faz parte do historial musical deste país nos últimos 30 anos. Infelizmente a banda tem a tendência de nos deixar bastante tempo sem lançar nenhum disco novo. Mas, a julgar pelo trabalho final, é de crer que valeu bem a pena o trabalho de produção e composição de FLAK. A voz suave e calma de Xana acompanha-nos ao longo de temas que nos relaxam e inspiram e relembram a banda que nos trouxe temas tais como "O Anzol" ou "O Elevador da Glória". Num registo mais suave, este "Oito", marca o regresso da banda a um estilo de pop mais tradicionalista que não desaponta. Fica aqui uma amostra, com o 1º single: "Canção de Amor".
Merece uma ida ao seu sítio no "My Space" em:
http://www.myspace.com/radiomacau
domingo, 22 de junho de 2008
Novo álbum dos Coldplay
Já saiu o último álbum dos britânicos "Coldplay" (o quarto), intitulado "Viva la vida or death and all his friends". Fortemente criticado pelos tablóides britânicos nos últimos tempos, "Chris Martin", o vocalista da banda acusa de certa forma o cansaço do mediatismo causado pela ascensão meteórica da banda e pela sua vida pessoal devido ao casamento com a actriz "Gwyneth Paltrow". O álbum também revela alguma dificuldade normal nestas bandas em se manterem sempre no top da criatividade. De resto, após o sucesso dos três primeiros álbuns era previsível alguma repetitividade.
Para os fãs incondicionais da banda o álbum é mais um motivo de alegria, obviamente, mas se procuram novidades musicais aconselha-se outros terrenos.
Crítica DVD : Stardust
Após o enorme sucesso de filmes inteiramente devotados ao fantástico e à magia, tais como "O Senhor dos Anéis" e "Harry Potter", Hollywood continua a apostar nesta receita para levar pessoas às salas de cinema. Este ano, surgiu o filme "Stardust - O Mistério da Estrela Cadente", que conta com um invejável leque de actores. Desde o mítico "Peter O'Toole", passando pelos mega-actores, "Robert de Niro" e "Michelle Pfeiffer", o filme conta igualmente com participações de algumas actrizes da nova vaga, como sejam "Claire Danes" e "Sienna Miller".
Quanto ao argumento propriamente dito, trata-se de uma história de amor ao gosto dos mais românticos, com laivos de fantasia e ficção mitológica. Aconselhável a ver com a namorada ao lado, numa tarde em que se sintam mais "caseiros", mas não aconselhável àqueles que gostaram do "Senhor dos Anéis" pelas épicas batalhas e monstros guerreiros.
Festival da francesinha
Começou antes do tempo, influenciado pelos jogos do Euro 2008 a serem transmitidos perto do Castelo do Queijo, no Porto. Trata-se do "Festival da Francesinha" que habitualmente se realiza na Foz e é patrocinado por uma marca de cerveja.
Não sendo um local de eleição para se saborear a melhor das francesinhas ou sequer na melhor das condições, pois arriscamo-nos a esperar imenso tempo numa fila para a podermos comprar e depois andar meia dúzia de quilómetros à procura de uma mesa, dá-nos ainda assim uma hipótese de encontrar reunidos no mesmo local inúmeros especialistas na arte de fazer uma boa francesinha. Aconselhamos experimentar a francesinha em forno a lenha, que tem um paladar diferente e bastante agradável.
Se tiver paciência e não tiver medo de multidões esfomeadas, poderá se deslocar à zona do Castelo do Queijo até ao próximo dia 29.
sábado, 14 de junho de 2008
Estreia: O Acontecimento (M. Night Shyamalan)
O medo do desconhecido. Esta é a "arma" que o realizador M. Night Shyamalan sabe utilizar como ninguém nos seus filmes. Em estreia, esta semana, a sua película mais recente "O Acontecimento" (The Happening), com mais um conto de suspense baseado naquilo que não vemos, mas que sentimos. Após o sucesso de "O Sexto Sentido" e "Sinais", Shyamalan procura recuperar o seu fiel público algo desgostoso com "A Vila" e "A Senhora da Água". Volta a exibir o seu lado mais negro e tenta recuperar o tenebroso em deterimento do fantástico.
Conseguirá agradar a críticos e ao grande público? Ele, que não é conhecido por aceitar bem as críticas negativas...
De Niro e Pacino juntos de novo
Se há algo que pode induzir alguém a ir ao cinema, neste caso deverá bastar os nomes dos actores envolvidos. Nada mais, nada menos que Robert De Niro e Al Pacino. O filme que volta a unir os dois grandes actores (depois de "Heat" [1995]) chama-se "Righteous Kill".
Só deverá estrear lá para Setembro mas, a julgar pelo trailer, o filme promete. Os dois actores não sentem a idade e continuam a ter uma presença inigualável no grande ecrán. Apesar de ser uma produção independente, os 60 milhões de dólares de orçamento não deixam dúvidas da aposta nestes ícones do cinema. De destacar igualmente a presença de Martin Scorsese como actor e de um rapper convertido, 50 Cent.
Frases como "Most people respect the badge. Everybody respects the gun" ou "Nothing wrong with a little shooting, as long as the right people get shot" prometem ficar na memória.
Novo tema dos Radiohead
Há poucos dias, em Dublin, os Radiohead presenciaram aqueles que assistiam ao seu espectáculo com um novo tema. Denomina-se "Super Collider" e o vídeo já roda no You Tube.
A banda, que nos trouxe um dos melhores albuns de sempre "Ok Computer", prepara assim novos temas após o lançamento recente de um "Best Of".
Para quando o seu retorno a Portugal?...
terça-feira, 10 de junho de 2008
Gelados bons, mas mesmo bons!!!
Antes de se ter ouvido falar de geladarias que se tornaram conhecidas por terem sabores estranhos, tais como sardinhas ou bife com batatas, já existia no Porto uma geladaria que era famosa pelos sabores originais que oferecia aos seus clientes. Não se tratando de sabores excêntricos (o mais "estranho" é o de vinho do porto), a "Geladaria Neveiros" tem uma miríade de sabores de sorvetes ao dispôr dos apreciadores. Sendo um segredo bem guardado, o truque que a sua proprietária tem para transformar fruta em sorvetes, parece impossível que estejamos a provar algo que não sejam sabores genuínos transformados em puros sorvetes.
Também se pode encontrar magníficos bolos caseiros, num ambiente quase familiar na sua loja sita na Rua Morgado Mateus.
Felizmente, após alguma relutância em sair do aconchego que criou para si neste local só conhecido por poucos (onde insiste em permanecer encerrado ao domingo), foi dado o passo seguinte com a abertura em breve de uma 2ª loja no Centro Comercial da Foz, ainda este ano. Poderá ser agora que a marca seja descoberta pelo público em geral e toda a gente venha a poder conhecer os gelados que todos merecíamos saborear pelo menos uma vez na vida!
Comida chinesa: sempre boa alternativa.
Apesar das crescentes tentativas de dissuadir os consumidores de se dirigirem aos restaurantes chineses, através de e-mails que, supostamente, mostram os horrores da cozinha chinesa, o facto é que felizmente ainda há muita gente que não se deixou corromper por essa campanha de marketing xenófobo. Afinal, se fossemos aos bastidores de muitos restaurantes nacionais, quem sabe o que encontrariamos...
Em todo o caso, para aqueles que não temem experimentar gastronomias alternativas, a cozinha chinesa é sempre uma boa escolha. Leve, saudável e apetitosa, estes são os atributos principais da cozinha chinesa.
Não se deve deixar de experimentar os famosos crepes e, na hora da sobremesa, aconselho a deixarem-se tentar por sabores menos ocidentais.
Ainda que proliferem os restaurantes chineses, sempre há os melhores e os menos bons (como em qualquer restaurante)... fica assim aqui a sugestão, na cidade do Porto, do "Restaurante Amizade", na Rua da Constituição. Os preços praticados são médios, mas o ambiente é agradável e a confecção dos pratos tem o requinte que por vezes falta noutros locais.
domingo, 8 de junho de 2008
Serralves em festa
Este fim-de-semana é de aproveitar as 40 horas non-stop que a Fundação de Serralves nos oferece, com entrada grátis, para uma miríade de eventos muito sugestivos. Desde apresentações de arte, a espectáculos musicais, passando por curtas-metragens e teatro de rua, muito pode ser visto nos espaços da Casa de Serralves, o museu, o parque, o auditório e também na baixa do Porto.
Aproveite, que ainda vai a tempo...
Informações completas em:
http://www.serralvesemfesta.com/gca/index.php?id=26
sábado, 7 de junho de 2008
Rock In Rio - Lisboa, termina em grande
Terminou ontem, mais um "Rock In Rio - Lisboa" com actuações de grande nível. Começando com os "Orishas", a banda cubana que tem sempre grande empatia com o público português. Ainda que num dia de rock, a banda consegui cativar a audiência e foi um bom "warm up" para o dia de festival.
Os britânicos "Kaiser Chiefs", mostrando uma energia inesgotável, conseguiram pôr toda a gente aos saltos e a repetir em uníssono os "obrigados" de que o vocalista Ricky Wilson não parecia se fartar. "I Predict a Riot" e "Ruby" demonstraram bem que o público contava com eles para a animação geral. Seguidamente, os "Muse" trouxeram todo o poderio das suas electrizantes músicas. De volta a Portugal, a banda de Matt Bellamy, mostrou que é actualmente um caso sério de popularidade e que tem todo o potencial para continuar nos tops nos próximos anos. Infelizmente, só actuaram cerca de 1 hora devido ao número de concertos marcados para o derradeiro dia. Uma pena!
Em seguida, vieram os "Offspring", já bem conhecidos do público, que com o seu punk-rock americano não desapontaram quem se deslocou à Bela Vista. A encerrar, os "Linkin Park", com uma energia em palco que foi um teste impressionante à resistência de todos os que foram ontem ao festival. Certamente que haverá muitos jovens que vão passar o sábado a recuperar, na cama, após terem perdido uns quilitos...
Fica aqui um vídeo dos "Muse" ao vívo, para aqueles que ainda não tiveram o prazer de os ver em concerto.
Incêndio nos estúdios da Universal
Há alguns dias atrás a notícia de um incêndio de proporções consideráveis nos estúdios da Universal, em Los Angeles, chocou o mundo.
Soube-se então, após o rescaldo, que arderam irremediavelmente os cenários de vários filmes. Entre estes, poderiamos encontrar a torre do relógio de "Back To The Future" e a famosa casa de "Psycho", de Alfred Hitchcock.
Sem dúvida grandes perdas para aqueles que normalmente visitam os estúdios nas suas "tours" guiadas e podiam presenciar esses cenários. Fica-nos o triste consolo de alugar os DVD's e admirar o trabalho de cenografia desses míticos filmes...
sábado, 31 de maio de 2008
Rock In Rio - Lisboa 2008
I'M A NAUGHTY, NAUGHTY GIRL...
Começou ontem o "Rock In Rio - Lisboa 2008" e não podia ter começado da pior maneira! A escolha da polémica "Amy Winehouse" para cabeça de cartaz revelou-se desastrosa. A cantora, que em total desrespeito pela suprema entidade que lhe deu tão boa voz e músicos competentes, apareceu em palco tarde, trôpega e com a voz arrastada por sabe-se lá qual substância intoxicante...
Foi triste e deu àqueles milhares de jovens adolescentes que se deslocaram ao Parque da Bela Vista, mais um mau exemplo, destas figuras da música que deveriam saber que são sempre "role-models". Esperemos que apesar dos seus 24 aninhos, não se dedique muito mais tempo à música e acompanhe o seu querido "Blake", que é o que merece.
Felizmente, desde a entrada de "Paulo Gonzo", passando pela electrizante "Ivete Sangalo", até ao final com o polivalente "Lenny Kravitz", o público que se deslocou ao festival, percebeu porque raios tinha gasto dinheiro no bilhete...
Crítica de Música : The Blood Arm - "Lie Lover Lie"
O álbum em questão não é recente, mas deverá ter passado ao lado a muita gente. Trata-se dos americanos "The Blood Arm" e do seu álbum de 2006, "Lie Lover Lie". Uma aposta muito interessante para aqueles que gostam de ouvir coisas novas. A banda, que já tinha um primeiro álbum de 2005, "Bomb Romantics", afastou-se de alguma crueza dos seus primeiros temas e evoluiu para um estilo próprio nitidamente mais trabalhado. É notória uma maior preocupação na produção deste segundo álbum. Músicas mais bem conseguidas, mais variadas e nitidamente melhores.
Fica aqui o vídeo de um dos seus temas "Suspicious Character", que dá uma ideia do que os rapazes conseguem. Esperemos que a sua evolução musical prossiga e que ainda possamos ouvir falar deles nos próximos tempos...
Link para o site da banda:
http://www.thebloodarm.com
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Culinária e boa disposição
Não sendo muito do hábito deste blog dar destaque a eventos televisivos, abro uma excepção por um motivo muito especial: Começa amanhã às 22:55 (uma hora tristemente tardia...) o programa de culinária de João Carlos Silva, na RTP 1, entitulado "Sal na Língua".
Para quem não sabe, trata-se do apresentador de um programa anterior que germinou na RTP África, e que penso ainda poder ser visto, de seu nome "Na Roça Com Os Tachos".
João Carlos Silva, além de cozinheiro é um comunicador nato. Senhor de uma simpatia incomensurável, consegue fazer de um programa de culinária um momento muito agradável de televisão. Para além disso, apresenta receitas de gastronomia local muito interessantes e dignas de se experimentar. É pois com ansiedade que espero pela estreia deste magnífico "Chef", no canal principal da televisão pública portuguesa, após o sucesso alcançado na RTP África. Mais uma vez, só é pena a hora indecente em que colocaram o seu programa, prova de que não há visão em quem dirige o canal do estado!
Mas, como diria o próprio J.C.S.: "Façam o favor de ser felizes"...
Filme "Tropa de Elite" vence prémio
O Festival de Cinema Ibero-Americano Hola Lisboa '08 premiou o filme brasileiro "Tropa de Elite" com o galardão para o melhor filme. Diga-se de passagem, este prémio é apenas o reconhecimento merecido de um filme extraordinário, que vem provar (depois de "Cidade de Deus") que o cinema brasileiro se encontra actualmente entre os melhores do mundo.
Considerado por alguns críticos como um filme exagerado e violento, "Tropa de Elite" mostra a realidade nua e crua de um Brasil em que o equilíbrio entre a pobreza da população, aproveitada por traficantes sem escrúpulos e a necessidade de manter a lei e a ordem, por vezes recorrendo a meios extremos, torna difícil de reconhecer onde começa o mal e acaba o bem.
Aconselhado vivamente pelo "Francesinhas e Cerveja"!!!
Ficam aqui os links para o site e o blog do festival Hola Lisboa:
http://www.holalisboa.com
http://holalisboa.blogspot.com
Requiem por Sydney Pollack
Não se pode deixar passar em claro a morte de um grande realizador como foi Sydney Pollack. Desde o famigerado vencedor de 7 óscares"Africa Minha", passando por excelentes filmes como "Tootsie", "A Firma" ou, mais recentemente "A Interprete" (onde o podemos ver também como actor), o realizador trouxe-nos uma série de filmes variados em estilo, mas coerentes na qualidade.
Cedeu finalmente a doença prolongada, no passado dia 26, mas fica na memória de quem gosta de bom cinema. Como homenagem, proponho que vejam algum dos seus filmes que não darão o tempo por perdido...
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Crítica DVD : O Tesouro - Livro dos Segredos
É um facto conhecido de que não há amor como o primeiro. Parece que no que a filmes diz respeito isso não deixa de ser verdade. Provavelmente contam-se pelos dedos de uma mão os filmes cuja parte 2 superou o original. No caso deste filme, O Tesouro - Livro dos Segredos (National Treasure - Book of Secrets), passa-se o mesmo. Perdeu-se um pouco da descoberta e da originalidade da pesquisa dos enigmas que pululam o filme e tentou-se dar mais emoção com cenas de acção ainda mais excitantes. A perseguição de automóveis em Londres é disso um bom exemplo. Mas não se abandonou o estereótipo do "o que é dos E.U.A. é que é bom", ainda que tenham optado por uma incursão a Londres e Paris. O centro das grandes descobertas mundiais continua a ser a América (do Norte, entenda-se) e só isso explica que a mítica cidade do ouro que tantos conquistadores espanhóis procuraram na América do Sul e Central, estivesse afinal escondida no Norte... pobres coitados que não imaginaram tal feito!...
Salva-se o facto de os produtores inteligentemente terem optado pela presença de um presidente dos E.U.A. bastante diferente de George W. Bush (o homem até é um entendido em História e gosta de aventuras) e a presença de actores consagrados a juntarem-se ao elenco original, como sejam Ed Harris e Helen Mirren.
O filme é aconselhavel a quem gosta de aventuras e se possível veja os dois de seguida que lhe vão parecer um único filme. Se está farto de ver filmes em que surge a bandeira dos E.U.A tremulando ao vento, com uma banda sonora cheia de patriótica emoção (hábitos do produtor Jerry Bruckheimer), deve procurar outro DVD!
domingo, 25 de maio de 2008
História da cerveja
Uma cerveja é qualquer uma das variedades de bebidas alcoólicas produzidas pela fermentação de matéria com amido, derivada de cereais ou de outras fontes vegetais. Em termos históricos, a cerveja era já conhecida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios, desde pelo menos 4 000 a.C.. A mais longínqua notícia que se tem da cerveja vem de 2600 a 2350 a.C. Desta época, arqueólogos encontraram indícios, escritos em uma placa de barro com o "Hino" a "Ninkasi", a deusa da cerveja, de que os sumérios já produziam a bebida. Já na Babilônia dá-se conta da existência de diferentes tipos de cerveja, originadas de diversas combinações de plantas e aromas e o uso em diversas quantidades de mel. Posteriormente, no antigo Egito, a cerveja, segundo "Athenaeus", teria sido inventada para ajudar a quem não tinha como pagar o vinho. Hieróglifos e obras artísticas testemunham sobre o gosto deste povo pelo "henket" ou "zythum", preferida por todas as camadas sociais. Praticamente qualquer açúcar ou alimento que contenha amido pode, naturalmente, sofrer fermentação. Assim, bebidas semelhantes à cerveja foram inventadas de forma independente em diversas sociedades em redor do mundo. A maior parte das cervejas, até tempos relativamente recentes, eram do tipo que agora chamamos de "ales". As "lagers" foram descobertas por acidente no século XVI, quando a cerveja era estocada em frias cavernas por longos períodos; desde então elas ultrapassaram largamente as cervejas tipo "ale" em volume. O uso de lúpulo para dar o gosto amargo e preservar é uma invenção medieval.
in: Wikipédia
História da Francesinha
Conta a história das «francesinhas» que, há umas quatro décadas, um poveiro emigrado em França regressou a Portugal de vez e um dia terá decidido transformar o francês «croque-monsieur». E assim nasceu a portuense «francesinha» que consta de duas fatias de pão cortado à mão, duas fatias de fiambre seguem-se ao pão, com um recheio constituído por salsicha fresca, um bifinho e linguiça - tudo entremeado a queijo flamengo. Já na sua fase de acabamentos, a francesinha leva nova fatia de queijo em cima, passa pelo forno até que a cobertura ameace derreter. É então coberta pelo mágico molho. O molho deve ter uma boa base de tomate fresco refogado, cerveja, whisky ou vodka (também há quem ponha rum) e um nadinha de absinto para lhe amenizar o picante - que não pode ser de pimenta mas sim de piripiri». Depois, cada casa tem a sua variante específica. É que além da «francesinha» clássica, há também a do mar - que leva camarões entre o queijo e o pão, e mais alguns misturados no molho -, as sevilhanas (que têm camarões no seu interior, à mistura com o restante recheio) e uma versão que surge ao comensal coroada com um ovo estrelado.
Na cidade do Porto, poderá comer esta iguaria em muitos locais que a apresentam como especialidade da casa. Aconselhamos, pela sua qualidade, o "Café Barcarola" na Rua de Costa Cabral e o "Café Santiago" na Rua de Passos Manuel.
Crítica DVD : Haverá Sangue
Este ano de 2008, a academia de Hollywood, entregou os óscares a filmes que dificilmente convencem o grande público. Poderá ter sido por falta de melhores opções, ou para dar a ideia que se deve premiar os "Picassos da 7ª Arte" em deterimento de grandes "Blockbusters", mas o facto é que quem agradeceu foram os irmãos Coen e Paul Thomas Anderson. Se os primeiros são tidos como os meninos bonitos do cinema norte-americano (e só isso justifica o óscar de melhor filme para "Este país não é para velhos", que conta com um papel fantástico de Javier Bardem), no caso de Paul Thomas Anderson só mesmo o óscar de melhor actor faz justiça ao seu filme.
O relato de um homem duro, filho de um ambiente ainda mais duro de finais da viragem do século, que se cria a si próprio, não olhando a meios para atingir um fim, num filme em que a acção não é privilegiada, mas sim o desempenho de Daniel Day Lewis, um actor que volta a merecer a estatueta após a ter recebido num excelente desempenho anterior em "O Meu Pé Esquerdo"(1989).
Daniel é um actor digno de ser visto e revisto (em ambos os filmes, diga-se) e só se pode aconselhar a visualização deste "Haverá Sangue" (There Will be Blood) a quem queira aprender o verdadeiro significado de GRANDE actor. De resto, se pretender ver mesmo o filme, aconselho que tome 2 cafézinhos antes...
sábado, 24 de maio de 2008
Lojas Gourmet: Só para quem pode!
Há um novo tipo de comércio a instalar-se em Portugal...trata-se das Lojas Gourmet.
O conceito é simples: artigos de luxo, alimentares e não só, para clientes muito especiais que querem (e podem) adquirir no nosso país. Vinhos, azeite, sumos, compotas e uma série de outros produtos que vão desde as pétalas de rosa (para comer e não só), até ouro e prata (também comestíveis).
Lá podem adquirir desde uma garrafa de champagne Cristal Roederer por apenas 175 euros, um vinho de topo francês, Petrus de 2003, por apenas 2900 euros ou Caviar Beluga Classico (30grs.) por apenas 74,70 euros!...Mas também há muitos produtos nacionais de topo.
E como obviamente a crise não é para todos, para aqueles que puderem comprar para si, ou para presentear alguém, poderá ir a uma qualquer destas lojas e descobrir por si mesmo a variedade de artigos que comercializam. No Porto, umas das mais conhecidas são a "Loja da Praça", na Praça Dom Afonso V, a "Frutos da Terra", na Rua das Oliveiras e a "Trago", na Praceta Professor Egas Moniz. Visitem-nas, mas não se esqueçam do cartão de crédito!
Crítica DVD: O Lado Selvagem
Baseado na história verídica da vida de um jovem norte-americano de seu nome Christopher McCandless, o filme "O Lado Selvagem" (Into the Wild), realizado por Sean Penn, é uma obra de extremo bom gosto visual. Cenários variados dos E.U.A., desde desertos, rios que atravessam desfiladeiros, até à beleza pura do Alasca, o filme é um desfilar de "takes" assombrosos em que prendemos a respiração a vislumbrar paisagens em que o tempo parece parar. Terá sido esse o desejo do jovem McCandless, que decidiu deixar a vida monótona e banal de uma família da classe média e, deixando tudo para trás, optou por se embrenhar na Natureza em busca do contacto primordial que fez do Homem o que ele hoje é. Sean Penn compreende a força desse desejo e opta por um filme que em desprimor de alguma acção, é um desfilar de momentos em que o espectador dá por si a reflectir sobre há quanto tempo se desligou da Terra e se embrenhou na vida urbana.
O filme teve um parto difícil, pois a família de McCandless só recentemente deu autorização à adaptação da história ao grande ecrán.
Destaque igualmente para o jovem actor Emile Hirsch com um desempenho muito bom e para a magnífica banda sonora especialmente criada por Eddie Vedder dos Pearl Jam. Melhor é impossível!
Apoiem o Hard Club
Há já algum tempo que o Grande Porto perdeu um dos seus principais espaços culturais e um dos poucos sítios onde se podia assistir a grandes concertos (sem ter que viajar 300 Km. até Lisboa). Felizmente, o projecto continua com vida e está preparada a sua mudança para o Mercado Ferreira Borges, dando nova vida igualmente a esse edifício-monumento portuense que tem sido tão negligenciado.
Aguardamos por novos desenvolvimentos desta situação, mas entretanto quem quiser estar atento ao projecto, pode sempre ir seguindo no site do Hard Club em:
http://www.hard-club.com/800.html
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Kusturica vezes dois
O realizador Emir Kusturica já prometeu voltar a Portugal em Agosto, nas suas mais conhecidas facetas: a de músico com a sua banda a "No Smoking Orchestra" para um converto em Sagres e a de realizador, apresentando em estreia o seu filme "Promise me this" no mesmo mês.
Podendo parecer à primeira vista um pouco excêntrico, Kusturica já nos surpreendeu com filmes tais como "Gato Preto, Gato Branco" ou "Underground". A nível musical, o album de 2003, "Unza, Unza Time" representa bem a essência da sua banda.
Não sendo para todos os gostos, há que admirar a polivalência do Sérvio!
Do livro para o filme 2
O que dizer sobre José Saramago? O vencedor português do prémio Nobel da Literatura, que nos encheu de orgulho. O escritor prolífico que nos trouxe obras fantásticas tais como: "Memorial do Convento", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" ou "A Jangada de Pedra", entre outros. E o que podemos dizer sobre o realizador brasileiro Fernando Meirelles, que nos trouxe o mítico "Cidade de Deus"? E se juntassemos os dois? Teriamos nada mais, nada menos que o filme "Blindness", baseado na obra de Saramago, "Ensaio sobre a cegueira". O filme promete. Tem um elenco interessante que conta com "Julianne Moore" e "Alice Braga" (Sim, a sobrinha da Sónia Braga!).
O filme já foi apresentado em Cannes e tem tido críticas pouco favoráveis, mas isso só dá mais vontade de o ver, pois toda a gente sabe que esses críticos de Cannes são uns idiotas... Por tudo isso, é aconselhavel esperar a sua estreia em Portugal, prevista para Setembro. Se não puder esperar, leia o livro que só lhe faz bem!
Subscrever:
Mensagens (Atom)