sábado, 24 de maio de 2008

Crítica DVD: O Lado Selvagem



Baseado na história verídica da vida de um jovem norte-americano de seu nome Christopher McCandless, o filme "O Lado Selvagem" (Into the Wild), realizado por Sean Penn, é uma obra de extremo bom gosto visual. Cenários variados dos E.U.A., desde desertos, rios que atravessam desfiladeiros, até à beleza pura do Alasca, o filme é um desfilar de "takes" assombrosos em que prendemos a respiração a vislumbrar paisagens em que o tempo parece parar. Terá sido esse o desejo do jovem McCandless, que decidiu deixar a vida monótona e banal de uma família da classe média e, deixando tudo para trás, optou por se embrenhar na Natureza em busca do contacto primordial que fez do Homem o que ele hoje é. Sean Penn compreende a força desse desejo e opta por um filme que em desprimor de alguma acção, é um desfilar de momentos em que o espectador dá por si a reflectir sobre há quanto tempo se desligou da Terra e se embrenhou na vida urbana.
O filme teve um parto difícil, pois a família de McCandless só recentemente deu autorização à adaptação da história ao grande ecrán.
Destaque igualmente para o jovem actor Emile Hirsch com um desempenho muito bom e para a magnífica banda sonora especialmente criada por Eddie Vedder dos Pearl Jam. Melhor é impossível!

Sem comentários: