terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quase tão bom como o original - VII

Hoje seleccionei algumas covers de bandas ou músicos pouco conhecidos (em Portugal, pelo menos) que se aventuraram neste mundo das imitações. Em comum têm o facto de terem conseguido ficar um pouquinho mais populares após terem lançado estas músicas, não fosse temas facilmente reconhecidos. 

1- Rachid Taha, é um dos cantores franco-argelinos mais famosos do género Rai. A sua música caracteriza-se por ser uma fusão entre diversos géneros musicais, como o rock, techno ou Indie com esse género Rai. A sua voz rouca e áspera tem um cunho único que o diferencia de todos os outros cantores do mesmo género. Com excepção de alguns temas, todos o seu trabalho é cantado em árabe.
A sua versão do tema "Rock The Casbah", dos The Clash, faz parte da banda sonora do documentário "Joe Strummer, The Future Is Unwritten", de 2007, sobre o líder do mesmo grupo. Na sua versão o tema ficaria conhecido por "Rock El Casbah".







2 - Os Robotanists são um quarteto de Los Angeles que, apesar de ter dois álbuns lançados e ir a caminho de um terceiro, ainda é relativamente desconhecida. Talvez com a intenção de se auto-publicitar, decidiram criar um álbum de covers referentes ao último lançamento dos Radiohead, intitulado "The King of Limbs". Recriaram todos os temas e lançaram o álbum gratuito online, disponibilizado para download por troca de um e-mail, aqui.
Não sei dizer se aumentou a sua popularidade, porque convenhamos que é difícil imitar os Radiohead, mas algumas versões são interessantes, tal como a que apresento aqui: "Lotus Flower".





3 - Vindos da Carolina do Norte, nos EUA, a banda indie criada em 2001, The Rosebuds ainda não granjeou reconhecimento suficiente fora do seu país natal, apesar dos seus 7 álbuns lançados. Recentemente foi-lhes proposto efectuar uma cover da mítica música dos Talking Heads, "Road To Nowhere" e eles sairam-se muito bem na tarefa. Recordo que já coloquei uma outra versão desta música tocada pelos "Editors" e que podem ouvir neste link.    



Sem comentários: