terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Festivais de 2012 (update 2) - Porto

Após a referência às novidades no cartaz do Optimus Alive que fiz aqui, que entretanto já acrescentou a presença dos "Mumford & Sons" (dia 14) e "The Kooks" e os portugueses "Paus" (dia 15), hoje faço uma revisão ao alinhamento dos festivais mais directamente ligados à cidade do Porto.
Ora, em breve, nos dias 2 e 3 de Março, teremos o Vodafone Mexefest, que se vai espalhar por locais tão diversos tais como: Coliseu do Porto, Cinema Passos Manuel, Maus Hábitos, Garagem Passos Manuel, Pitch Club, Teatro Sá da Bandeira, Ateneu Comercial, FNAC - Santa Catarina, Café Majestic e Café Guarany. O cartaz é longuíssimo, pelo que se o quiserem consultar vejam neste link, em vez de eu ficar a gastar desnecessariamente as teclas do meu teclado. Recordo apenas que esta edição vem em sequência da efectuada na capital que, a meu ver, teve muito melhores artistas (Oh Land, Fanfarlo, doismileoito ou Dead Combo, por exemplo), pelo que não contem comigo nesta tentativa de simular descentralização para "incomodar" a Optimus que, essa sim, vai realizar um festival a sério no Porto!

E já que falei dele, o Optimus Primavera Sound também já está quase pronto para no início de Junho trazer um festival fantástico ao Parque da Cidade, do Porto. Também não vou descrever todas as bandas, mas bastam Bjork, Death Cab For Cutie, Explosions In The Sky, Neon Indian, Spiritualized, The Drums, The Walkmen, The XX, Wilco, Yann Tiersen, Saint Etienne ou Flaming Lips, para convencer qualquer um a gastar 85 euros. O site oficial está aqui.
Finalmente, um destaque para os primeiros nomes avançados do Festival Marés Vivas, em V.N. Gaia, deste ano. Ainda só se confirmam os Franz Ferdinand para o primeiro dia (18 Julho) e os Gogol Bordello (20 Julho), mas parecem começar bem. Já são motivos de interesse. Vamos a ver o que arranjam para os restantes dias deste festival de 4 dias e também os "acompanhamentos" para estes "pratos principais". Continuam a realizar um festival bem razoável, descentralizado da capital e com um orçamento limitado. Parabéns!

Sem comentários: