quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Para quem aprecia o violino

Violino eléctrico
A evolução musical progride com o passar dos tempos e, como os restantes aspectos da sociedade, não há quem pare essa caminhada para o futuro. Mas a constante nesta equação que poderemos sempre encontrar é a presença da música como motor das emoções humanas e factor demonstrativo das capacidades magníficas do Ser Humano.

Imagem de altar de San Zaccaria em Veneza,
de Giovanni Bellini, 1505.
Por isso, ainda que ao longo dos tempos a música sofra mutações e os instrumentos se alterem, o conceito de música está sempre na alma de quem a toca e de quem a escuta.
Deixo aqui três exemplos de utilização do violino, instrumento desenvolvido no início do Sec. XVI, mas que se mantém tão actual hoje como no dia em que foi criado. Primeiro, um músico de rua, chamado Bryson Andres, numa performance fantástica em Spokane, estado de Washington, EUA. Depois, uma baterista de origem israelita, mas que vive em Los Angeles, chamada Meytal Cohen, que se faz acompanhar de duas violinistas, Jennifer Lynn e Christine Wu, numa cover excelente da música "Toxicity" dos System of a Down.
Por último, para os apreciadores mais clássicos, a música "Primavera", das Quatro Estações de Vivaldi, tocada pela violinista Julia Fischer.


Bryson Andres - Secrets (OneRepublic cover)

Meytal Cohen, Jennifer Lynn and Christine Wu - Toxicity (System of a Down cover)

Julia Fischer - Spring (Vivaldi's "The Four Seasons")

Sem comentários: