Madredeus |
Os actuais Madredeus reúnem Pedro Ayres Magalhães (guitarra clássica), fundador da banda, Carlos Maria Trindade (sintetizadores), que a integrou a partir de 1994, para além de Beatriz Nunes (voz), os violinistas Jorge Varrecoso e António Figueiredo e o violoncelista Luís Clode. Bem longe parecem os tempos em que um grupo de excelentes músicos se reuniram, no já longínquo ano de 1985 e formaram aquele que seria um dos melhores projectos de música nacional que já perdura há mais de 25 anos.
Hoje em dia, com a saída de Teresa Salgueiro, a voz por detrás de 8 dos álbuns da banda e presença mítica e incontornável do trajecto que estes músicos fizeram até aos dias de hoje, não podemos deixar de nos questionar se haverá ainda espaço para este projecto nos moldes em que foi criado ou se deveriam partira para outro, com novo nome e novos objectivos. Seriam os "Nirvana" possíveis sem Kurt Cobain? Será possível apreciar actualmente bandas como "Doors", sem Jim Morrisson, ou "Dire Straits" sem Mark Knopfler? Então porque persistem os "Madredeus", agora com Beatriz Nunes? É certo que um dos grandes mentores da banda, Pedro Ayres Magalhães continua a dar forma aos temas que fizeram deste projecto internacionalmente reconhecido, mas a receita final parece uma imitação, pois os ingredientes não estão correctos...
Sem retirar o devido valor a belíssima voz de Beatriz Nunes, uma boa escolha, sem dúvida para esta substituição, parece-me que podemos obter um "gato por lebre", no final.
Ainda assim, eles aqui andam no activo e para provar a sua vivacidade lançaram na semana passada mais um álbum, intitulado "Essência" que conta com 13 temas do cancioneiro do grupo, mas com a nova voz e o mesmo estilo musical que os destaca no panorama mundial. O tempo dirá se Teresa Salgueiro fará parte da história ou se não nos sairá da memória... Fiquem com uma amostra do álbum, no tema "A Estrada da Montanha", que saiu originalmente no disco "Metafonia" que foi lançado em 2008, com as vozes de Mariana Abrunheiro e Rita Damásio, com o nome de Madredeus & A Banda Cósmica.
Sem comentários:
Enviar um comentário