O Santuário de Fátima, localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima, é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo.
Em 1917, Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por "os três pastorinhos"), presenciaram seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19 (alguns autores defendem que foi dia 15). No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que actualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já uma basílica e uma grande igreja, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto.
Originalmente, e em resposta ao pedido de Nossa Senhora, foi construída uma modesta capela no local exacto das aparições. Em 6 de Março de 1922, foi dinamitada por desconhecidos, mas foi reconstruida nesse mesmo ano. O pedestal, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exacto onde estava a pequena azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em 1917.
A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto neerlandês Gerard Van Kriecken.
O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.
A torre sineira tem 65 m de altura, sendo rematada por uma coroa de bronze de 7000 kg, construída na fundição do Bolhão, Porto, encimada por uma cruz, iluminada durante a noite.
À entrada da Basílica, por cima da porta principal, encontra-se um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora. Foi executado nas oficinas do Vaticano e ali benzido pelo então Secretário de Estado, Cardeal Eugénio Paccelli, futuro Papa Pio XII.
Os túmulos dos irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto, encontram-se respectivamente no extremo direito e esquerdo do transepto.
O arco cruzeiro ostenta, em toda a volta, um mosaico, onde se lê "Regina Sacratissimi Rosarii Fatimae ora pro nobis".
A "
Colunata" é o conjunto arquitectónico que liga a basílica aos edifícios construídos de cada lado do Recinto. Obra do arquitecto
António Lino, é constituída por 200 colunas e 14 altares. Nos retábulos dos altares vêem-se as 14 estações da Via-Sacra, executadas em cerâmica policromada.
Dezassete estátuas feitas de mármore encimam . Representam santos portugueses, santos fundadores de congregações religiosas e outros apóstolos da devoção a Nossa Senhora, sendo todas da autoria de escultores portugueses.
A estátua do Sagrado Coração de Jesus ergue-se no centro do recinto de oração. É de bronze dourado e foi oferecida por um peregrino anónimo. A Azinheira Grande era a maior azinheira da Cova da Iria em 1917 e, por isso, também faz parte da história das aparições. Junto dela, esperavam os pastorinhos antes de Nossa Senhora aparecer.
Já no Século XXI foi construída a moderna Igreja da Santíssima Trindade. É uma obra da autoria do arquitecto grego Alexandros Tombazis que foi inaugurada em 12 de Outubro de 2007.
Trata-se do quarto maior templo católico do mundo em capacidade, tendo sido integralmente pago com dádivas dos peregrinos ao longo dos anos. A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa. A planta é circular por fora e quadrangular por dentro, existindo 12 portas laterais (uma dedicada a cada um dos Apóstolos e uma grande porta central), a Porta de Cristo.
Também é possível encontrar nas imediações um módulo de betão do "Muro de Berlim" que recorda a intervenção de Deus, prometida em Fátima, na queda do comunismo
Anualmente mais de cinco milhões de visitantes, de todos os países ali se deslocam. As maiores peregrinações ocorrem anualmente nos dias 12 e 13 de Maio a Outubro, sendo tradicionalmente feitas a pé. A 13 de Agosto costuma também haver uma grande peregrinação, dedicada ao emigrante.
Quer se seja uma pessoa de fé ou meramente um curioso, o Santuário de Fátima assombra pelo seu ambiente que convida à paz interior e à introspecção, mas também representa o peso do factor religioso no desenvolvimento e cerne do ser humano.