sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Músicas de uma vida - Five Minutes of Everything

No habitual espaço das sextas-feiras onde destaco um momento que marcou a minha pessoal comunhão espiritual com a música, optei por escolher hoje a primeira banda portuguesa digna de referência. Não sou nenhum apaixonado pela música que se produz neste país, mas como é óbvio temos as mesmas capacidades e virtudes para produzir bons projectos e temas de qualidade como qualquer outro país no mundo. O que normalmente me oponho é à ideia que temos que cantar em português. A nossa língua, para além de complicada para outros povos nos compreenderem, não é particularmente charmosa e claro que se eu tivesse uma banda e almejasse projecção para além-fronteiras cantava era em inglês, está claro! (Já sei o que vão dizer: os Madredeus têm enorme projecção mundial e cantam em português. Está certo, mas isso só se deve à peculiaridade da sua música, aliada à extrema qualidade dos seus interpretes, obviamente...)

Dito isto, destaco aqui os The Gift, banda de Alcobaça, não só pelos discos que têm lançado, que representam no seu geral uma sequência de trabalhos interessantes, mas em especial (e porque é disso que falo hoje) uma música de uma beleza e singularidade tal que merece ser recordada: "Five Minutes of Everything", do álbum Film, de 2001.
A voz grave e marcante da vocalista Sónia Tavares cria um ambiente melancólico e relaxante que nos envolve e a orquestração lânguida e penetrante são verdadeiramente apaixonantes. Acho que quando ouvi esta música pela primeira vez, fui mesmo confirmar se era uma banda portuguesa que tinha colocado em disco tal momento de inspiração épica. Parabéns portanto aos The Gift, não só pelo tema, mas também pela carreira que tem tudo para ser prolongada. O mais recente trabalho deste ano, Explode, é muito bom, pleno de energia e dinamismo, que mostram uma banda madura que tem qualidade mais que suficiente para o pequeno país em que foi criada e na minha opinião é um dos álbuns portugueses do ano. Deixo-vos então a música "Five Minutes of Everything" numa deliciosa versão ao vivo.

Sem comentários: