Claro que sendo este blog, entre outras coisas, um divulgador de boa música, não posso deixar passar em claro uma das melhores notícias dos últimos tempos, que é o ressurgimento da épica banda da Brit-Pop, os Stone Roses. Com uma carreira que ficou sempre aquém da genialidade dos seus elementos, os Stone Roses, junto com Oasis, Blur, Charlatans, Primal Scream, Suede e alguns outros, trouxeram ao mundo o conceito da pop tipicamente britânica, com grande parte dela a porvir da enorme "fábrica" de Manchester.
Pessoalmente, considero os Stone Roses uma das melhores e mais criativas bandas deste estilo musical e que, em virtude de alguns factores (tais como o desdém pelas relações com a imprensa que a banda sempre demonstrou) e alguns ares de elitismo e excesso de tiques artísticos, fizeram com que Ian Brown & Cia., passassem ao lado de uma carreira mais frutuosa, pelo menos a nível financeiro, já que em popularidade, continuam a ser uma grande referência a quem gosta de boa música. Só assim se compreende que uma banda que só produziu 2 álbuns de originais seja tantas vezes emulada e glorificada.
Mas do pouco que lançaram (fala-se na eventualidade de um novo disco), ficaram temas absolutamente intemporais com uma sonoridade única que faz desta banda um "must" no que diz a álbuns que todos deveríamos ter ouvido. Desde "I Wanna Be Adored" até "Made of Stone", passando por "Love Spreads" ou "Sally Cinnamon", a banda trouxe-nos músicas que desde os anos 80 até aos dias de hoje podem ser ouvidos em qualquer bar enquanto tomamos um copo, sempre com a mesma sensação de prazer auditivo.
Agora que se preparam para voltar a tocar juntos, espero sinceramente que decidam dar um saltinho aqui a Portugal, porque uma coisa é certa: eu estarei lá!!!
Deixo-vos uma música emblemática destes "meninos" que um dia nos trouxeram o movimento conhecido como "Madchester", intitulada "I am the ressurrection".:
Sem comentários:
Enviar um comentário