sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Crítica DVD: Food Inc.

Hoje, recuperando aqui a rubrica de críticas a filmes que já chegaram a DVD, trago-vos um documentário de 2009, que me parece bastante pertinente e que cada vez mais e mais pessoas vejam (e não me venham dizer: "Documentários? Não! São tão chatos...").
A verdade é que após as infecções que têm surgido a público, de bactérias mortais tais como o E-Coli na Alemanha e Suécia, supostamente nos pepinos, e agora há poucos dias, a Listeria nas Meloas dos EUA, o público em geral parece ignorar ou até desconhecer que estes casos são mais usuais do que parece e só chegam a notícia quando ameaçam se tornar epidémicos. Com efeito, estão constantemente a morrer pessoas pelo mundo fora devido a estas bactérias multirresistentes que se tornaram imunes aos antibióticos comuns. O que as pessoas não sabem é que usualmente isso é devido ao excesso de antibióticos que dão aos animais, para que estes cresçam rápido e grandes, de forma a dar maiores lucros à indústria alimentar e esse excesso é que anda a dar a oportunidade dessas bactérias irem ficando fora de controle até, quem sabe um dia, surgir uma que nos apague da face da Terra.
Para melhor compreenderem de que forma a indústria alimentar se tornou numa gigantesca e malévola máquina que está nas mãos de algumas mega-empresas que controlam inclusive os políticos mundiais através dos seus "lobbies", aconselho vivamente este documentário, Food Inc., que dá uma imagem do que está mal na América (e consequentemente) no mundo de hoje. Resta recordar os nosso avós que cultivavam legumes no campo, bebiam bagaço às 5:00 e viveram até aos 95 anos. Hoje em dia, a comer comida processada, de "plástico", duvido sinceramente que cheguemos à reforma...

Sem comentários: