Hoje o destaque vai para outro enorme monumento da cidade: a Ponte Luís I, normalmente conhecida por Ponte D. Luís, construída no final do século XIX.
Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local e foi realizada mediante o projecto do engenheiro belga Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor da concepção e chefe da equipa de projecto da Ponte D. Maria Pia. Teófilo Seyrig, enquanto sócio de Gustave Eiffel, assina como único responsável a nova e grandiosa Ponte Luís I. A construção inicia-se em 1881 e a inauguração acontece a 31 de Outubro de 1886. A estrutura da nova ponte, pesava no seu conjunto 3.045 toneladas e tem de comprimento total 385,25 metros.
A ponte foi inaugurada em 1886 (tabuleiro superior) e 1887 (tabuleiro inferior) e, devido à ausência do Rei D. Luís I na inauguração, a população do Porto decidiu, em resposta ao acto desrespeitoso, retirar o "Dom" do respectivo nome, conforme as inscrições nas placas dos pegões-encontro (Ninguém, nem mesmo o Rei, desrespeita o Porto, carago!!!!).
Actualmente o seu tabuleiro superior serve a Linha D do Metro do Porto e o tabuleiro inferior para peões e veículos automóveis.
Um monumento a uma era que terminou com a entrada do século XX, a da construção de enormes infraestruturas em ferro, da qual a mais conhecida em todo o mundo será a Torre Eiffel, em Paris. Digna de ser visitada e fotografada incessantemente como conjunto que traz charme ao Rio Douro e às cidades que une.
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