1 - The Official Reggae Halloween Party
Como passar uma noite de Halloween original? Junte-se aos que irão curtir uma noite de sons Reggae, no Edifício Transparente, perto da praia de Matosinhos. A noite de Halloween promovida pela ZONA 6, dedicada ás sonoridades Reggae, Dancehall e Drum&Bass, promete tornar inesquecível a noite de 31 de Outubro.
Pela primeira vez em Portugal, TOP CAT um dos artistas de maior destaque da cena Reggae/ Dancehall/ Jungle Britânica, dono de uma sonoridade inconfundível e considerado um dos cantores mais carismáticos e prolíferos tendo trabalhado com alguns dos maiores nomes do panorama Reggae e Drum´n´Bass mundial. Com 20 anos de carreira, inúmeros prémios e consagrações nos Reggae Music Awards, várias vezes número 1 nos UK Charts.
Também pela primeira vez em território nacional, directamente de Brooklyn, New York City, influenciado pelo cruzamento da cultura Jamaicana, Inglesa e Nova-Iorquina, LION DUB é reconhecido pelos seus set´s explosivos, repletos de Dubplates e energia contagiante que mistura a espontaneidade Jamaicana á precisão técnica britânica, passando pelo Reggae, Hip Hop e Drum & Bass.
E ainda: um dos mais aclamados artistas do panorama Reggae Português, e sem dúvida um dos artistas do momento, BEZEGOL.
2 - Dança Contemporânea no Balleteatro
Situado na Praça 9 de Abril, no Porto, o Balleteatro continua a trabalhar na divulgação e ensino das artes cénicas, da dança e da cultura em geral. Com um espectáculo no próximo dia 4 de Novembro, poderemos ver a dança contemporânea com coreografia de Marina Nabais e interpretação da mesma, bem como de Alban Hall e Tonan Quito.
"Um rio não pode voltar atrás tal como a vida. As águas que correm e que cumprem o seu destino são desaparecimento e renascimento simultâneo. O nascimento e a morte, o inicio e o fim, passado e futuro, enquanto vivemos o presente.
As margens separadas e diferentes que se unem pelo olhar. Nas margens separadas e unidas, criam-se identidades.
Tal como estas margens os dois intérpretes, masculinos, espelham diferenças e semelhanças. A música será original, composta de sons de cursos de água, seus relevos, suavidades e turbulências." - É este o tema por detrás do bailado "Por Um Rio", trazido em Novembro ao Balleteatro.
3 - Exposição fotográfica
Ainda que já esteja em exibição desde Setembro, poderão aproveitar os próximos dias para visitar a exposição fotográfica "
Olha Lá", na
Casa Museu Guerra Junqueiro.
Em exposição estarão os diferentes olhares fotográficos que resultaram da Oficina Participativa de Fotografia. Nesta oficina, moradores no Centro Histórico do Porto e Lusófonos da Diáspora foram desafiados a captar a cidade. Desde o Centro Histórico do Porto à realidade dos dias nunca iguais na cidade, esta exposição revela um Porto que teima em se esconder dos nossos olhos. Imagens plenas de quotidiano e de surpresa. Imagens entre nós e o outro. Um novo olhar perante a cidade.
Uma iniciativa fantástica que expressa os sentimentos de gente simples pelos ambientes que conhece esente na sua cidade. Entrada gratuita de um evento que estará em exibição até ao final do ano. Fica aqui um vídeo sugestivo:
Olha lá - projeto Lusófono no Porto