terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A magia (computorizada) do cinema

Em pleno Séc. XXI o cinema actual já não é aquele sonho lusco fusco criado pelos irmãos Lumiére, em 1895. Tornou-se numa indústria de milhões de dólares anuais que emprega inúmeras pessoas, desde actores a técnicos de som, passando por realizadores e técnicos de efeitos especiais. No que a estes últimos diz respeito, o avanço tecnológico tem sido benéfico pois se há uns anos o melhor que conseguiam era pôr um actor num fato de borracha que não parecia muito diferente de um animal mal empalhado, hoje em dia quase não há limites para o que os técnicos de C.G.I. (ou animação computorizada) conseguem criar.
Mundos fantásticos tais como os de "Avatar" ou "A Origem" seriam praticamente impossíveis de tornar reais se não fossem os novos computadores com capacidades de processamento e velocidades fantásticas.
Em resumo, fica aqui uma pequena demonstração das técnicas e habilidades dos animadores apresentada num vídeo que demonstra como foram criados os inúmeros cenários da série "Boardwalk Empire", que passa no canal de cabo norte-americano HBO, trabalho desenvolvido pela equipa de efeitos especiais galardoada com Emmys, Brainstorm Digital. Simplesmente fantástico!



Sem comentários: