segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Piece of My Mind #11

Há 18 anos atrás, corria o ano de 1993, surgiu nas antenas nacionais mais um canal privado de televisão. Chamava-se simplesmente 4 (Quatro) e era propriedade maioritária da Igreja Portuguesa. Por tudo isso, era fácil criticar este canal que nunca iria muito longe. Surge em cena o mítico José Eduardo Moniz e o canal, que já se chamava então TVI (Televisão Independente), iria mudar radicalmente. Fruto da genialidade de Moniz, o canal passou de quase negligenciado pelo público para líder de audiências. Como? A aposta em séries de produção nacional com actores fraquíssimos (mas jovens e giros), a exibição da estupidez humana elevada ao expoente máximo através de reality shows cada vez mais aberrantes e a transmissão de anúncios publicitários ($$$$) em blocos de pelo menos meia hora. A aposta deu frutos e após ter destruído uma geração inteira de jovens com a série "Morangos Com Açúcar" e ter tornado os restantes em mentecaptos  ao assistirem a demonstrações de falta de QI nos reality shows todos, parecia que a obra de Moniz estava concluída e que o povo português estava condenado definitivamente a ser idiota e inculto (tal como o Salazar sempre quis para melhor controlar a maralha). Insatisfeito com isso, Moniz e os seus esbirros, lançaram-se na demanda de controlar as transmissões televisivas de futebol. Para esse efeito estão a tentar ganhar o concurso de transmissão da Champions League e têm transmitido sempre que podem jogos do campeonato nacional.

Ora é sobre estas transmissões que hoje quero dissertar. É que ontem a TVI decidiu transmitir o encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira. O resultado final foi de um rotundo e indiscutível 5-0 para os actuais Campeões Nacionais e líderes da Liga deste ano, mas nem tudo é o que parece. É que a julgar pela opinião dos comentadores da TVI, o FC Porto teve um desempenho fraco, de futebol desinteressante e até ouvi que "a segunda parte do jogo estaria a ser a pior deste ano", apesar de o FCP ter marcado 3 golos só no segundo tempo. É que para estes senhores, o FCP está a passar por uma crise. Uma crise que (da cabeça deles) se revela no seu fraco futebol, feio e sem charme. Um futebol que a TVI se deve ter arrependido de transmitir, tal como já teria acontecido no jogo contra o Feirense (sinceramente, acho que  só transmitem jogos do FCP por causa das audiências: Os adeptos portistas + os da equipa adversária + os 6 milhões de benfiquistas que seguem os jogos do FCP na esperança que este perca), mas o resultado para o FCP "não espelha o que aconteceu em campo"- [Citando].
Esta "profissão" de comentador (pois não insultarei um jornalista, profissão honrada) é interessante, pois, pelo menos na TVI, dá azo a que se perca a isenção e a independência (que está no nome do próprio canal) e se possa comentar com o coração nas mãos, coração esse que tem a cor que todos sabemos e que tinge e turva a visão de forma que tudo o que se vê tem pouco de azul. Falo do mesmo canal que num famoso jogo entre o FCP e Os Belenenses, para a Taça de Portugal, teve comentários vibrantes quase até perder a voz com os "fantásticos" e "extraordinários" golos do jogador Lima (então n'Os Belenenses) que marcou ao FCP e a voz (deve ter ficado rouca) tão diminuída de êxtase em igual número de golos dos Dragões, num jogo que terminou 2-2 e que o FC Porto venceria em penaltis e acabaria por ganhar o dito troféu que foi um dos da trilogia recente que trouxemos para a nossa galeria.

Digo a estes senhores comentadores que também não delirei com a exibição do FC Porto de ontem. Também acho que há muito a melhorar e que o FC Porto vai conseguir ter mais equipa, mas digo-o não com dor de cotovelo, mas com a ligeira amargura de estar mal habituado ao que este clube tem conseguido nos últimos (pelo menos 30) anos. É que também quero rever o FCP (na TVI ou noutro canal) a jogar melhor; a ganhar 5-0 de novo, não ao Nacional, mas ao Benfica; a ganhar de novo a Taça de Portugal e a Liga Sagres e a fazer a melhor figura internacional de todas as equipas portuguesas. Espero que por muitos e bons anos os senhores sejam obrigados a comentar as glórias do FC Porto no vosso canal. Que não se engasguem na hora de gritar "Golo do Porto" e que vivam muitos anos para testemunhar os troféus que fazem fila para o seu lugar na Sala de Troféus do FC Porto. Bem hajam e que gozem muito esses jogos ainda que o futebol seja mau, que não vos agrade e que só tenham contado 5 golos do FCP e nenhum contra. Eu, lá terei que ver o jogo com o som desligado, mas não faz mal... ponho um cd com o Hulk a cantar: Ó Lampião, levaste 5 no Dragão, nunca mais te esqueces desta grande humilhação, porque este ano é o Porto Campeão..."



Ah! E a suposta crise do FCP é engraçada: nos 4 últimos jogos (2 Liga Sagres, 1 Taça Portugal, 1 Champions League), marcamos 17 golos e sofremos 1. Que crise! É pena que a de Portugal não seja tão fictícia...

Sem comentários: