domingo, 21 de fevereiro de 2010

Crítica DVD: Eden Lake

Um filme de 2008 que passou um pouco à parte do circuito mais comercial (só estreou em Portugal em Abril de 2009), talvez por não vir de grandes estúdios dos EUA (é um filme britânico) ou não ter nenhum nome sonante no casting, Eden Lake é uma surpresa cinematográfica.
Partindo de uma ideia muito simples, com um jovem casal numa escapadela romântica de fim-de-semana para um lago escondido no meio da natureza selvagem e que origina um efeito dominó de acontecimentos semelhante a um pequeno fósforo aceso junto a um matagal ressequido, o filme é uma parábola da sociedade actual, do desleixo educacional de certos pais e de que nunca nos devemos esquecer que ainda que sejamos animais sociais, nunca deixamos de ser animais bem lá no fundo.
O filme choca pelo seu realismo e brutalidade e, acima de tudo, pela noção de que como espectadores só podemos assistir ao desenrolar de acontecimentos e imaginar que algo semelhante pode plausivamente acontecer a qualquer um de nós. É necessário avisar que não deverá ser visto por pessoas demasiado sensíveis sob pena de os atemorizar infinitamente! Não se acreditam? Depois não digam que não avisei...




Sem comentários: