domingo, 28 de fevereiro de 2010

Requinte em S.Mamede Infesta


Se procura um local para levar uns amigos, um jantar da firma ou até para impressionar uma namorada, mas não quer deixar de comer bem e com qualidade a um preço mediano, uma boa escolha será a Churrasqueira Central de S.Mamede, sita na Avenida Marechal Gomes da Costa, nº 85.
Com os típicos pratos de churrasco, desde frango à costelinha, acrescido de outros prazeres degustativos que vão do bacalhau ao Cozido à Portuguesa (na imagem), neste estabelecimento têm a certeza de não saírem com fome e da mestria da confecção dos pratos. Com boa escolha de vinhos é o local ideal para almoçar ou jantar fora sem gastar excessivamente e sem ter que ir a um restaurante mais plebeu.


Oscares 2010 (Nomeações)



Fica aqui a lista dos nomeados para a edição dos Óscares de Hollywood de 2010. Não se esqueçam de assistir à 82ª edição deste evento que é já no próximo domingo, 7 de Março e conta com a apresentação bipartida de Steve Martin e Alec Baldwin (como podem ver no poster)!
Façam as vossas apostas!...

MELHOR REALIZADOR
James Cameron, Avatar
Katherine Bigelow, The Hurt Locker
Quentin Tarentino, Inglourious Basterds
Lee Daniels, Precious
Jason Reitman, Up In The Air

MELHOR ACTOR
Jeff Bridges, Crazy Heart
George Clooney, Up In The Air
Colin Firth, A Single Man
Morgan Freeman, Invictus
Jeremy Renner, The Hurt Locker

MELHOR ACTRIZ
Meryl Streep, Julie & Julia
Sandra Bullock, The Blind Side
Helen Mirren, The Last Station
Carey Mulligan, An Education
Gabourey Sidibe, Precious

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Penelope Cruz, Nine
Vera Farmiga, Up In the Air
Anna Kendrick, Up In the Air
Maggie Gyllenhaal, Crazy Heart
Mo’nique, Precious

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Christoph Waltz, Inglourious Basterds
Matt Damon, Invictus
Stanley Tucci, The Lovely Bones,
Woody Harrelson, The Messenger
Christopher Plummer, The Last Station

MELHOR FILME
Avatar
The Blind Side
District 9
An Education
The Hurt Locker
Inglorious Basterds
Precious
A Serious Man
Up
Up In the Air

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
Neil Blomkamp, Terri Tatchell, District 9
Neil Hornby, An Education
Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Iannucci, Tony Roche, In The Loop
Geofrey Fletcher, Precious
Jason Reitman, Sheldon Turner, Up In The Air

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Mark Boall, The Hurt locker
Quentin Tarentino, Inglourious Basterds
Joel And Ethan Coen, A Serious Man
Alessandro Camon and Oren Moverman, The Messenger
Bob Peterson, Pete Docter, Up

MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Avatar
The Imaginarium of Doctor Parnassus
Nine
Sherlock Holmes
The Young Victoria

MELHOR FOTOGRAFIA
Avatar
Harry Potter and the Half-Blood Prince
The Hurt Locker
Inglourious Basterds
The White Ribbon

MELHOR GUARDA-ROUPA
Bright Star
Coco Before Chanel
The Imaginarium of Doctor Parnassus
Nine
The Young Victoria

MELHOR DOCUMENTÁRIO LONGA-METRAGEM
Burma VJ
The Cove
Food Inc.
The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home

MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM
China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province
The Last Campaign of Governor Booth Gardner
The Last Truck: Closing of A GM Plant
Music By Prudence
Rabbit A La Berlin

MELHOR MONTAGEM
Avatar
District 9
The Hurt Locker
INglourious Basterds
Precious: Based on the novel Push by Sapphire

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Ajami
El Secreto
Desus Ojos
The Milk of Sorrow
A Prophet
The White Ribbon

MELHOR CARACTERIZAÇÃO
Il Divo
Star Trek
The Young Victoria

MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
Avatar
Fantastic Mr Fox
The Hurt Locker
Sherlock Holmes
Up

MELHOR CANÇÃO
The Princess and The Frog – Almost There
The Princess and the Frog – Down In New Orleans
Paris 36 – Loin de Panane
Nine – Take It All
Crazy Heart – The Weary Kind

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
French Roast
Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty
The Lady And The Reaper
Logorama
A Matter of Loaf and Death

MELHOR CURTA-METRAGEM
The Door
Instead of Abracadabra
Kavi
Miracle Fish
The New Tenants

MELHOR MONTAGEM DE SOM
Avatar
The Hurt Locker
Inglourious Basterds
Star Trek
Up

MELHOR SOM
Avatar
The Hurt Locker
Inglourious Basterds
Star Trek
Transformers: Revenge of the Fallen

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Avatar
District 9
Star Trek

MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Coraline
Fantastic Mr Fox
The Princess And The Frog
The Secret Of Kells
Up

The Book of Eli - trailer

Já imaginaram Denzel Washington como um herói de acção? Não? Pois então têm que ver o seu mais recente filme "The Book of Eli", que estreia já no próximo dia 11 de Março!
Fica aqui o trailer aperitivo do filme que conta a história de um guerreiro numa civilização pós-apocalíptica que carrega consigo o poder de recuperar a Humanidade e caminha por entre os escombros de uma sociedade sem leis, com gangs de assassinos que lutam por sapatos, água ou simplesmente por prazer. Um bom filme de acção com uma pontinha de ficção científica para a entrada na primavera...

A Piece of My Mind #8


Nos últimos tempos tenho feito um certo esforço para colmatar um dos defeitos pessoais que mais me incomodam: o egocentrismo (com umas pitadas de narcisismo).
Sendo que sempre fui filho único, habituei-me a concentrar as atenções na minha pessoa e agora encontro algumas dificuldades sempre que procuro ver o mundo através dos olhos dos outros. Não que tenha dificuldades de maior em me colocar no lugar dos outros, mas quer-me parecer que a minha opinião é sempre mais correcta. E depois este vício terrível de estar sempre a dizer "...eu acho...", "...eu penso...", "...na minha opinião..."! Sinceramente, tenho tentado evitar cair nesse erro e procuro de quando em vez a opinião dos que me rodeiam sobre determinados assuntos.
Com tudo isto em mente, acredito que a partilha de ideias e opiniões com pessoas cujas visões diferem das minhas, ou têm outra perspectiva, só tem enriquecido as minhas vivências e permitido o alargar de horizontes.
Mas há o reverso da medalha! Também é um facto que, como diziam num anúncio antigo, de um produto do qual não me recordo "Se eu não gostar de mim, quem gostará?"...
E tenho sido acusado por alguns amigos e conhecidos de estar a perder um pouco da minha personalidade... Por isso, onde acaba a nossa presença como indivíduo e começa a nossa representação de ser social? Honestamente não consigo definir essa linha. Mas posso e devo encontrar algum equilíbrio nesta problemática.
É que no fundo, no fundo, não deixo de ser português. E nós portugueses habituamo-nos a pensar em nós próprios primeiro e só depois nos outros. É por isso que ninguém deixa passar os outros numa fila de trânsito, aproveitamos sempre quando o nosso colega de escritório vai ao W.C. para nos apropriarmos do seu agrafador por tempo indefinido ou então ficamos secretamente satisfeitos quando sabemos que não haverá aumentos para a função pública ainda que nós trabalhemos para privados.
Acho que a única resposta para um mal de tal forma hereditariamente enraizado no gene tuga é acender um pouco de incenso, meditar uma hora por dia e dar o meu lugar a uma velhinha da próxima vez que andar de autocarro!... Ah! E tentar usar menos vezes pronomes pessoais e verbos na primeira pessoa do singular...

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Crítica DVD: Eden Lake

Um filme de 2008 que passou um pouco à parte do circuito mais comercial (só estreou em Portugal em Abril de 2009), talvez por não vir de grandes estúdios dos EUA (é um filme britânico) ou não ter nenhum nome sonante no casting, Eden Lake é uma surpresa cinematográfica.
Partindo de uma ideia muito simples, com um jovem casal numa escapadela romântica de fim-de-semana para um lago escondido no meio da natureza selvagem e que origina um efeito dominó de acontecimentos semelhante a um pequeno fósforo aceso junto a um matagal ressequido, o filme é uma parábola da sociedade actual, do desleixo educacional de certos pais e de que nunca nos devemos esquecer que ainda que sejamos animais sociais, nunca deixamos de ser animais bem lá no fundo.
O filme choca pelo seu realismo e brutalidade e, acima de tudo, pela noção de que como espectadores só podemos assistir ao desenrolar de acontecimentos e imaginar que algo semelhante pode plausivamente acontecer a qualquer um de nós. É necessário avisar que não deverá ser visto por pessoas demasiado sensíveis sob pena de os atemorizar infinitamente! Não se acreditam? Depois não digam que não avisei...




Solomon Kane em estreia

De vez em quando surge um filme que navega entre o terror e a aventura e nos apresenta um herói que luta contra criaturas de um universo sobrenatural que nos procura engolir a todos. Assim de repente lembro-me de tais filmes como "Van Helsing", "Hellboy", "O Corvo" ou até, de certa forma, "O Senhor dos Aneis". Neste aspecto, "Soloman Kane" poderá ser mais um na lista, mas se considerarmos que esta história tem origem na mente criativa de Robert E. Howard, que nos trouxe o mítico "Conan - O Bárbaro", talvez nos inspire a não perder esta estreia.
Acresce informar que poderá ser visto em estreia no próximo dia 26, no Grande Auditório do Rivoli, na sessão de abertura oficial do Fantasporto. Não percam!
Fica aqui o trailer oficial:


terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Fantasporto 2010


Está de volta o maior e mais negligenciado festival de cinema fantástico do país, o Fantasporto, na sua 30ª edição (sempre a lutar contra a falta de apoios e de respeito deste país centralista).
Mais uma vez, a mostra cinematográfica com representações de todo o mundo tem uma secção especial do cinema asiático, mas também as melhores representações do cinema fantástico, de autor e revivalista de três décadas de festival com realizadores consagrados e novas descobertas.
A não perder, no Teatro Rivoli, de 22 de Fevereiro a 7 de Março!

Pessoalmente, deixo alguns destaques para servir de guia (mas não há nada como explorar a oferta do Fantasporto!)...

Segunda-feira, 22 de Fevereiro: 21.30h – (SESSÃO DUPLA) Re-Animator – Stuart Gordon e Braindead – Peter Jackson (oportunidade de rever dois filmes míticos da história do terror no cinema)

Terça-feira, 23 de Fevereiro : 21.30h – (SESSÃO DUPLA) Tetsuo 2 – The Cyberpunk – Shynia Tsukamoto e Cronos – Guillermo del Toro
Sábado, 27 de Fevereiro : 23.15h - Thirst - PARK Chan-Wook (Realizador de “Old Boy” e “Lady Vengeance”)
Segunda-feira, 1 de Março : 23.15h – REC 2 – Jaume Balagueró, Paco Plaza
Quarta-feira, 3 de Março : 23.30h – Jennifer's Body - Karyn Kusama (para quem quiser ver a Megan Fox sem roupas...)
Sexta-feira, 5 de Março : 23.00h - The Book of Eli – Albert Hughes, Allen Hughes (ficção científica com Denzell Wahsington e Gary Oldman) / 01.15h – Evil Angel – Richard Dutcher (com Ving Rhames)
Sábado, 6 de Março : 20.00h (SESSÃO DE ENCERRAMENTO FANTASPORTO 2010) The Crazies – Breck Eisner


Concerto dos Fields of the Nephilim (Review)

Pois é malta, tenho andado com pouco tempo para bloggar, mas agora é mais que altura para relembrar o mítico show que os Fields of the Nephilim deram, no Coliseu do Porto, no passado dia 6 de Fevereiro.
Como seria de esperar, góticos de todo o lado acorreram ao Porto para ver o primeiro concerto de uma banda que em mais de 20 anos de carreira nunca tinham por cá passado. Havia malta de Espanha, Inglaterra e até da Grécia, que não desperdiçaram esta oportunidade de ver os míticos góticos que ainda continuam em grande forma. Se bem que da formação original só o vocalista Carl McCoy permaneça, foi bom testemunhar que o espírito dos Cowboys do Apocalipse continua cheio de força.
A banda foi precedida pelos portugas Bizarra Locomotiva, que no seu estilo de metal industrial aqueceram bem o público e provaram ser merecedores do convite, ainda que apelando a um público algo diferente. Cheios de energia e com um visual para lá de excêntrico, deram um bom show e aproveitaram para divulgar um pouco o seu mais recente trabalho "Álbum Negro" (destaque para Anjo Exilado, um excelente tema).
Mas quando os Nephilim entraram em palco, mesmo o menos efusivo gótico se sentiu perante uma espécie de divindade há muito aguardada que chegava para anunciar um qualquer Armagedão ou algo parecido...
Entraram em força com temas do álbum de 2005, Mourning Sun, mas depressa admitiram ao público presente que entendiam o motivo da sua deslocação a um Coliseu com uma plateia a três quartos da sua capacidade: ouvir os temas míticos dos álbuns mais antigos. E lá foram alternando com pérolas tais como "Moonchild", "Love Under Will" ou "Preacher Man", para terminarem com o electrizante "Endemoniada".
Fez-se então o encore e para finalizar em grande só mesmo com "Last Exit For The Lost"...
Em suma, o expectável, embora anteriormente desmentido por McCoy, que os levaria por uma obrigatória viagem por memory lane, aconteceu e os fãs agradeceram efusivamente a benesse.
Fica aqui um excerto graças a um vídeo de santovesko do YouTube, por isso agradeço desde já a utilização do mesmo para melhor ilustrar o ambiente do concerto.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Francesinha para o operário trabalhador

Mais uma proposta do melhor prato do mundo, desta vez para aqueles que trabalham (ou moram) na zona de Custóias e querem aproveitar a sua horita de almoço para comer uma francesinha de qualidade a bom preço. Basta que se dirijam à Rua de Santiago, perto do Pingo Doce, e procurem o Salão de Chá - Confeitaria Xani. Falem com o proprietário, o Filipe e peçam a melhor francesinha da zona... Bem recheada, com um molho bem trabalhado, garantido que não vai deixar ninguém desconsolado! Se preferir, opte pelo Pica-Pau, uma das especialidades do Filipe e não se esqueça de matar a bela refeição com um copinho do bagaço especial que ele guarda para os clientes especiais!... (Acreditem que até para alguém que não aprecie, é uma bagaço de qualidade!)
Fica aqui a referência da francesinha para o comum dos trabalhadores que queira encher o papo, beber uma boa caneca de cerveja e no final não gastar mais que 6, 7 euritos...
Ora cá vai a fotografia da praxe...:

Who the Fuck are the Arctic Monkeys?



Para melhor ilustrar a passagem dos Arctic Monkeys e o concerto que deram no passado dia 2 de Fevereiro, no Coliseu do Porto, nada melhor me ocorre que usar o título de um dos seus seus trabalhos, o EP de 2006, que tão enfaticamente questionava "Quem é que são os Arctic Monkeys?" (o título é mais ou menos este...). E de facto, a até há bem pouco tempo pequena banda de amigos com alguns fãs que lhes criaram um espaço no Myspace, transfigurou-se num grupo de músicos plenos de potencial e que certamente estão apenas a dar os primeiros passos daquela que pode ser uma longa carreira, como o demonstrou o publico presente no Coliseu, que nunca parou de saltar, gritar e tentar emular Alex Turner em todas as músicas possíveis provando que conhecem as letras e as músicas como dedicados fãs que são.
Momentos como "I Bet You Look Good On The Dancefloor", "Scummy", "505", "Crying Lightning" ou a brilhante "Cornerstone", deixaram-me arrepiado e com a sensação que estava perante alguma mega-banda, que alheia ao publico maioritariamente adolescente, pode e consegue agradar a toda a gente indiferentemente da faixa etária, sexo ou cor da pele.
Infelizmente, não posso deixar de referenciar a péssima qualidade de som do Coliseu, prova que o Porto já merece há muito tempo um melhor local para este tipo de eventos sob pena de se repetirem os comentários como o que ouvi ao sair do recinto: "Que merda de som! Nunca mais deitam abaixo este Coliseu..."
Referência final para a banda de apoio, os Mystery Jets, que cumpriram bem o papel de "warm up" e animaram o público com boas músicas, com muita qualidade.
Deixo aqui dois vídeos bootleg do espectáculo para dar uma ideia do que foi o show no Coliseu (e agradeço ao Reprotex17, que os colocou no YouTube, pois os meus vídeos saíram uma porcaria...)
Fiquem também com o vídeo oficial de "Cornerstone" que está no início do post...