sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Piece of My Mind #1


Hoje fui à farmácia. Até aí nada de interessante e até já vos ouço a suspirar e a murmurar "Este gajo foi à farmácia? Foda-se! A não ser que tenha alguma história interessante que envolva pomada para hemorróidas ou para um esquentamento, não me interessa nada!" E até devem ter razão! Mas o relevante da história é que com tantas farmácias na minha cidade e zonas limítrofes, fui a uma específica farmácia, nada próxima de minha casa, mas que é aquela farmácia especial onde eu sempre que posso vou comprar lá medicamentos e afins. Porquê? Apenas e só porque admiro a qualidade, simpatia e profissionalismo dos seus funcionários! É que neste mundo em que somos tão pequeninos e insignificantes, eu ainda gosto dos pequenos prazeres da vida e um deles é ser bem tratado por alguém que trabalha atrás do balcão de um estabelecimento. É algo que me faz sentir bem, como se pertencesse ao jet-set ou à realeza... Bom, talvez esteja a exagerar, mas o facto é que gosto disso.
Por tudo isto, ainda que compreendendo as razões que fazem alguns funcionários não poderem estar sempre com um sorriso no rosto ao receber os clientes (motivos pessoais, stress, falta de sexo, baixo salário, etc), queria aqui requerer a todos os que lêem esta crónica para boicotarem os cafés, restaurantes, drogarias, casas de putas e restantes estabelecimentos, em que sejam recebidos por alguém com cara de quem chupou um limão, ou não vos diz bom dia, ou vos serve como se estivesse a dar de comer a um cão vadio, ou olha para vós como se vocês se tivessem esquecido de lhes beijar os pés e pedir desculpa por lhe estarem a dar tanto trabalho... Boicotem esses estabelecimentos e passem a ir a outros, nem que gastem um pouco mais de combustível ou percam mais 10 ou 15 minutos.
É que se essas pessoas não tiverem clientes, pode ser que sejam despedidas ou a loja feche as portas e assim alguém que neste momento está desempregado e à rasca à procura de um posto de trabalho, mas que é mais simpático ou profissional que esses alarves que vemos nessas lojas, poderá ter a sua oportunidade.
Claro, que isto é uma fantasia minha, basta ver o atendimento a que somos sujeitos num serviço público, nos correios ou na segurança social, mas gosto de pensar que poderíamos mudar algo se nos uníssemos. E depois, na pior das hipóteses, pode ser que ao mudar do café habitual, onde tomamos o pequeno almoço, deixemos de ser recebidos pelo Manel, 56 anos, casado e com uma úlcera nervosa e calvície acentuada e passemos a ser recebidos pela Susana, 21 anos, solteira, loira de olhos azuis e de medidas 86-60-86... Quem sabe!...

3 comentários:

bola 7 disse...

bem visto........
nao deixa de ser uma fantasia "esquesita", mas la no fundo tem o seu fundamento e realismo........

Espertinho disse...

Só tenho que descobrir onde trabalha a "Susana", para ir lá tomar um café e comer um donut...

Anónimo disse...

Um blog como este não devia deixar de ser visto por ninguém!