segunda-feira, 2 de março de 2009
Crítica DVD : Quem quer ser bilionário?
Começo por perguntar: Quem é que escolhe o raio dos títulos que os filmes vão ter em Portugal? Porque quem quer que seja, é um cromo! A melhor tradução para o título deste filme seria "Milionário das favelas", mas lá escolheram este título absurdo...enfim...
O filme de Danny Boyle, vencedor dos óscares deste ano, Slumdog Millionaire, merecidamente, diga-se de passagem, é uma verdadeira surpresa. Já era conhecida a afinidade dos últimos anos que tem vindo a unir Bollywood a Hollywood, mas pegar em actores indianos, desconhecidos do grande público e vencer os prémios de cinema mais importantes, é algo que só parece estar ao alcance de um realizador com uma visão alargada do mundo do cinema, que não se limita ao marasmo que é a Hollywood dos E.U.A..
Com efeito, Danny Boyle, que já tinha estado por detrás de um verdadeiro hino ao cinema, que foi "Trainspotting" (até hoje, ainda o meu filme preferido), consegue um filme simples, belo e sem artefactos, que conquista pela sua história e moral, já para não falar na cinematografia e escolha das músicas.
Para além disso, o filme chegou a ser criticado pelas autoridades indianas porque mostra um país de miséria, paralelo ao circuito turístico, onde a pobreza, corrupção e desrespeito pelos direitos humanos são o pão nosso de cada dia. Fez-me lembrar alguns filmes sobre o Brasil, que mostram essa imagem que as autoridades tanto se esforçam por negar e ignorar.
No final, prevalece a ideia utópica de um pobre e inculto morador das favelas que consegue algo de surpreendente e, com isso, dá esperança e motiva todos aqueles a quem foi negada uma oportunidade de singrar na vida. Infelizmente, há sempre aqueles que acham que é impossível a sabedoria estar dissociada da riqueza e recusam-se a acreditar que a experiência de vida de alguns, por vezes vale mais que uma carteira cheia de dinheiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário