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É então que em 1402 surge a influência Gótica Flamejante, pela mão do Mestre Huguet, o qual fica encarregue das obras de construção do Mosteiro, que mais tarde foram terminadas abruptamente, provavelmente pela construção de outros importantes monumentos, sendo que, só por volta de 1840 foi dada a atenção à necessidade de restauro, reiniciando-se várias obras de conservação e restauro.
Em forma de cruz latina, a igreja revela o apego à tradição do gótico português. Trata-se de um templo de 3 naves, com transepto pronunciado e cinco capelas na cabeceira, sendo as laterais de igual profundidade.
A nave central da igreja da batalha é uma das maiores igrejas portuguesas de sempre e eleva-se a cerca de 32,5 metros.
A "Capela do Fundador", foi pensada por D. João I para panteão da sua linhagem e seria construída por Huguet a partir de 1426. A planta quadrada dá lugar, ao centro, um octógono que se eleva a grande altura, constituindo um dossel ou baldaquino glorificador do túmulo conjugal de D. João I e D. Filipa de Lencastre.
No "Panteão de D. Duarte" ou "Capelas Inacabadas", que foram pensadas por D. Duarte para panteão da sua família, foi desenhada uma grande rotunda de oito lados, com sete capelas. A morte prematura do rei e, de seguida, do próprio arquitecto, para além de outras vicissitudes impediu que a obra se concluísse. Numa das capelas repousam, desde os princípios do século XX, os restos mortais do rei D. Duarte e da sua mulher.
No exterior, podemos ver a estátua de Dom Nuno Alvares Pereira (O Santo Condestável), que foi um nobre guerreiro português e que parece estar ainda hoje de "guarda" ao Mosteiro.
O material que compõe a as fachadas exteriores deste edifício é facilmente susceptível de ser atacado pela poluição, o que faz com que este monumento tenha, grande parte do tempo, um aspecto sujo e feio. Diversas limpezas ao longo dos anos minimizam a situação, mas no entanto o problema é complexo, retirando algum do "brilho" a este magnífico Mosteiro. No entanto, a sua arquitectura excepcional e a beleza dos seus pormenores fazem deste edifício um dos pontos turísticos mais relevantes do país, merecedor de uma visita.
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